View in browser

Newsletter

Maio 2023

A Civis em maio

Este é o primeiro número do boletim informativo da Civis, plataforma de ciência cidadã desenvolvida pelo Ibict. Aqui poderá se atualizar sobre novidades na plataforma: publicação no blog, eventos, iniciativas, projetos e recursos de ciência cidadã. Conheça, junte-se e contribua! Mas, caso deseje cancelar sua assinatura, clique no link no rodapé.

Ciência cidadã em territórios de desastres ambientais: a experiência do "Que Lama é Essa?"

Entrevista com Lussandra Gianasi, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenadora do grupo de pesquisa EduMite (Grupo de Pesquisa em Educação, Mineração e Território) e uma das criadoras do projeto "Que Lama é Essa?".

Acontece

20/Mai a 15/Jul
2º curso do projeto De Olho na Costa
26/Mai a 26/Mai
Como as iniciativas em ciência cidadã têm engajado as comunidades?
29/Mai a 29/Mai
Ciência Cidadã - Impacto nas Sociedades
21/Jun a 21/Jun
Como fazer Laboratórios
23/Jun a 23/Jun
Webinar Ciência cidadã: desafios e oportunidades
03/Jul a 03/Jul
Bolsas de pós-doutorado para pesquisa na República Tcheca
29/Out a 01/Nov
Conferência Ciência Cidadã para a Saúde

Novas submissões

Conheça os novos projetos e iniciativas cadastrados na Civis este mês

Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE)

O Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE) é um programa que busca implementar um processo formativo pautado em …

#DeOlhoNosCorais

O #DeOlhoNosCorais é uma iniciativa de divulgação científica e ciência-cidadã que promove o monitoramento cidadão de corais na costa Brasileira …

Encontros pelo Caminho - Vida Marinha na Babitonga

O Encontros pelo Caminho - Vida Marinha na Babitonga é um grupo público de ciência cidadã no Facebook, dedicado à …

Recurso em destaque

Indicadores de Avaliação e Apoio à Ciência Cidadã

Versão final do documento elaborado pelo Grupo de Trabalho do Marco 5 - Indicadores de Ciência Cidadã, do Compromisso 8 - Transparência em Ciência: novos mecanismos de avaliação para o …