Oia passarinhar
Engajando a sociedade na conservação das aves. Estimulamos a observação das aves de forma a incentivar e apoiar a sociedade a participar de forma ativa em ações que tragam impacto positivo para a natureza durante suas atividades.
Nossa meta é difundir a observação das aves entre a sociedade e ser um espaço para fomentar discussões e a troca de saberes, disponibilizar conteúdos e ser uma rede de integração, formação e apoio aos atores do turismo de observação de aves.
Como participar
Vamos Passarinhar?
A observação de aves é a atividade de contemplação da natureza que consiste em observar e/ou ouvir as aves em seu ambiente natural. É a atividade ecoturística que mais cresce no mundo. Possui diversos destinos bem interessantes para praticá-la e se configura como uma opção de geração de renda local, se mostrando também como uma importante ferramenta de educação, inclusão social, conservação ambiental e cultural.
Para a prática da observação de aves os praticantes devem respeitar o Código de Ética desenvolvido pelo CEMAVE (Centro Nacional para a Conservação e Manejo de Aves) – ICMbio que está ao lado.
Como observar?
Para observar aves, reconhecê-las e identificá-las, no momento ou posterior é necessário registrar a maior quantidade de informações possíveis.
Ao se visualizar uma ave deve-se primeiramente fazer uma avaliação a respeito do tamanho, forma da ave e do ambiente. Enquanto o observador ganha experiencia é importante entender os traços mais gerais, o tal jeitão da espécie. Então algumas características podem lhe ajudar a definir os grandes grupos que chamamos de famílias (como Strigidae - família das corujas) ou ordens (como Passeriformes - ordem dos passarinhos).
Equipamentos necessários
Para registrarmos estas informações pode-se utilizar cadernetas de campo, câmeras fotográficas, filmadoras e gravadores.