busca Eventos
Eventos passados (5)
O Fomento à Ciência Cidadã na resposta a emergências no Seminário pelo Rio Grande do Sul
10:00
De 27 Set até 27 Set, 2024
Painel parte do seminário científico, 100% on-line, com a participação de cientistas que atuaram durante a fase crítica do desastre e mapatonas de mapeamento colaborativo da região da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. Mesa: O desafio do mapeamento colaborativo frente a desastres complexos. Paineis:
** O Fomento à Ciência Cidadã na resposta a emergências Profa. Dda. Fabiane Wiederkehr (UERGS)
** Dados abertos e programas livres para a redução dos riscos de desastres PD Dra. Raquel Dezidério Souto (IVIDES DATA e GeoCart-UFRJ)
** O poder e os desafios dos mapeamentos colaborativos na gestão de riscos de desastres Profa. Dra. Ivana Almeida de Figueiredo Jalowitzki (IESB)
** Mapatona (maratona de mapeamento) – HOT Tasking Manager – Projeto 16706
Activación de la ciencia ciudadana y mapeo abierto para la preparación a emergencia y desastres
Online16:00
De 17 Mai até 17 Mai, 2024
En esta presentación se demostrará la utilidad del mapeo abierto y la ciencia ciudadana a través de la cartografía en OpenStreetMap, desde la perspectiva del uso de datos resultantes por las instituciones públicas. Se hará una introducción OpenStreetMap, para luego poner en perspectiva su uso en dos casos significativos en la región de preparación y reacción a emergencia.
En esta jornada nos compartirán su ponencia los doctores Celine Jacquin, geógrafa francesa que se ha desempeñado como investigadora de estudios urbanos, activista en tecnología cívica y datos abiertos; y Virgilio Benavides Hilgert, licenciado en matemáticas y computación de la Universidad de Brescia, quien es un destacado experto en información geográfica.
Curso Ciência Cidadã e a Cultura Oceânica para o Enfrentamento da Emergência Climática
Online18:00
De 16 Ago até 20 Set, 2023
O curso recebe inscrições de interessados até 18 de agosto. Este curso online irá familiarizar os participantes com o conteúdo sobre mudanças climáticas, conservação e restauração de manguezal e ecossistemas associados. Pretende-se promover uma rede de educadores para a ações da cultura oceânica e da ciência cidadã com foco no carbono azul. O curso visa incentivar a educação ambiental e a ciência cidadã na elaboração de projetos, ações, atividades e/ou aulas no ensino formal, não formal e na gestão ambiental pública. Pretende-se, a partir de uma contextualização “global-local” e perspectiva sistêmica e dialógica, incentivar a troca de saberes e o engajamento das partes interessadas, a formação compartilhada e integrada a realidade dos participantes, o uso de ferramentas e técnicas de monitoramento ambiental e planejamento pedagógico participativo.
O curso será oferecido de 16 de agosto a 20 de setembro de 2023 e é composto por 8 aulas síncronas e ao menos 3 encontros de orientação para elaboração de estratégias de ação. As aulas são realizadas em dois dias por semana (segunda e quarta-feira), com duração de 2 horas por encontro, totalizando de 20 a 30 horas de formação online.
Webinar Ciência cidadã: desafios e oportunidades
Online10:00
De 23 Jun até 23 Jun, 2023
O painel, que faz parte do Seminário CindaLab – SciELO 25 Anos, irá apresentar um panorama de temas em debate e de experiências em curso sobre ciência cidadã, a partir de uma perspectiva estendida da coprodução de conhecimentos e da abertura da ciência, especialmente seu papel nas agendas e controvérsias sobre as questões e desafios no enfrentamento das emergências socioambientais atuais. Sarita Albagli (IBICT-UFRJ), Allan Yu Iwama (UFPB), Alana Moraes (IBICT-UFRJ), Vanessa Jorge (Fiocruz) e Luana Rocha (IBICT-UFRJ) vão apresentar os desafios da ciência cidadã em um mundo de catástrofes, o panorama das Iniciativas em curso no Brasil, os parâmetros e indicadores de avaliação de ciência cidadã e a Civis, plataforma de ciência cidadã do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.
Chamada Pública para Projetos da Sociedade Civil de Comunicação Popular e Comunitária em Saúde
De 02 Set até 19 Set, 2022
A Fiocruz, por meio de uma parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), lança uma chamada pública de projetos de comunicação popular e comunitária para emergências sanitárias e suas consequências. A chamada é voltada a organizações da sociedade civil e coletivos, sem fins lucrativos, com histórico de atuação junto a populações vulnerabilizadas, e que se organizam predominantemente a partir de trabalho voluntário. Serão selecionados até 15 projetos, de todo o Brasil, e cada um será financiado com até R$ 45 mil.