busca Eventos
Eventos atuais (1)
Compreendendo interesses e motivações para estabelecer parcerias frutíferas: subsídios para um programa brasileiro de ciência cidadã e polinizadores
OnlineDe 11 Dez até 31 Jan, 2026
Você está sendo convidado(a) a participar da pesquisa “Compreendendo interesses e motivações para estabelecer parcerias frutíferas: subsídios para um programa brasileiro de ciência cidadã e polinizadores”.
Essa pesquisa faz parte das ações do INCT Polinização: Conhecimentos, Conservação e Uso Sustentável de Polinizadores, financiado pelo CNPq e CAPES, e tem como objetivo subsidiar a cocriação de um programa brasileiro para o monitoramento participativo dos polinizadores e da interação planta-polinizador, seguindo os princípios da ciência cidadã.
A ciência cidadã é uma abordagem de ciência participativa e colaborativa, em que investigações científicas são realizadas por meio de parcerias estabelecidas entre acadêmicos e não-acadêmicos. Projetos de ciência cidadã aproximam público e ciência, gerando dados úteis e usáveis para a tomada de decisões, como, por exemplo, para a conservação da biodiversidade.
Inicialmente, estamos realizando uma consulta prévia, como parte do processo de construção da proposta colaborativa, no intuito de adequar a proposta a diferentes contextos, regiões e biomas brasileiros, e aos interesses das diversas partes envolvidas (p.ex. cientistas cidadãos, observadores da natureza, educadores, criadores de abelhas, produtores agrícolas, pesquisadores ou tomadores de decisão).
Sua participação será de extrema importância para compreender diferentes perspectivas e pontos de vista das partes interessadas, ajudando a coconstruir projetos significativos e que contribuam cada vez mais para a conservação dos polinizadores.
Eventos passados (10)
Pós-doutorado em ciência cidadã e cidades sustentáveis na UFSCar
São Carlos, SP, BrazilDe 31 Jul até 09 Ago, 2024
O prazo de inscrição vai até 9 de agosto. Entre os requisitos estão: conhecimentos sobre biodiversidade e serviços ecossistêmicos e boa comunicação com diferentes agentes sociais. Oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP pelo projeto “Territórios urbanos e suas áreas verdes: biodiversidade e desenvolvimento sustentável em sistemas adaptativos complexos”. A pesquisa é conduzida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no âmbito do Programa BIOTA-FAPESP.
A vaga requer conhecimentos sobre biodiversidade e serviços ecossistêmicos, boa comunicação com diferentes agentes sociais, conhecimento de coleta e análise no contexto da pesquisa-ação, coprodução, transdisciplinaridade e/ou ciência cidadã. Além disso, o candidato deve ser capaz de escrever artigos científicos em inglês, ter disponibilidade para residir em São Carlos e para atuar nas cidades de Araras, Campina do Monte Alegre, São Carlos e Sorocaba. A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 12.000,00 mensais a partir de 1º de agosto e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação.
Painel "Território em crise: novas tecnologias, ciência cidadã e controle social, construindo possibilidades"
Auditório do IGC-UFMG09:00
De 02 Dez até 04 Dez, 2025
O painel "Território em crise: novas tecnologias, ciência cidadã e controle social, construindo possibilidades" abre a programação do VI Simpósio de Modelagem de Sistemas Ambientais e Gestão da Paisagem, que vai de 2 a 4 de dezembro. A mesa reúne pesquisadoras que têm contribuído de forma decisiva para o debate sobre planejamento territorial, justiça socioambiental e inovação: Profa. Lussandra Gianasi, "Mapeamentos colaborativos e participativos, ciência cidadã no enfrentamento à injustiça climática, hídrica e social"; Ana Clara Mourão, "Geodesign como processo de compartilhamento de decisões em Territórios Inteligentes com foco no cidadão"; Sónia Carvalho Ribeiro, "Bioeconomia da sociobiodiversidade: oportunidades e desafios".
Congreso Iberoamericano de Ciencia Aberta
Quito, Ecuador (Híbrido)De 25 Nov até 27 Nov, 2025
O Congresso Iberoamericano de Ciência Aberta 2025 é um evento que busca criar um espaço de diálogo entre Academia, Estado e Sociedade Civil sobre o direito à ciência e a promoção de transformações na forma como a ciência é compreendida, através de uma perspectiva inclusiva, aberta, participativa e responsável. O evento abordará temas cruciais como inteligência artificial na ciência aberta, revistas predatórias, ciência cidadã, políticas de sustentabilidade, infraestruturas abertas, monitoramento e avaliação, e habilidades e divulgação. O congresso acontecerá de 25 a 27 de novembro de 2025 em formato híbrido, com apresentações online e conferências magistrais presenciais em Quito, Equador. O evento é gratuito e inclui diversas atividades como conferências magistrais, laboratórios, painéis de discussão e apresentação de trabalhos em formato de artigos, pôsteres e peças artísticas. Os interessados podem submeter trabalhos até 15 de agosto, nos idiomas espanhol, português ou inglês (este último com tradução obrigatória para uma das línguas oficiais).
Ciencia ciudadana para la toma de decisiones: perspectivas desde las redes de Latino América y el Caribe
Online12:00
De 24 Nov até 24 Nov, 2025
Como as iniciativas de ciência participativa e cidadã na América Latina e no Caribe estão contribuindo para a tomada de decisões, do nível local ao global? Convidamos você para este encontro virtual que reunirá redes, instituições e projetos da região para refletir sobre o progresso, os desafios e as oportunidades na integração da ciência participativa e cidadã na tomada de decisões nos níveis local, regional e global. Participantes:
María Guillermina D’Onofrio (Argentina) – Assessora da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Fredy Rodríguez – Líder Regional para a América Latina e o Caribe na Parceria Global para Dados de Desenvolvimento Sustentável – Fundação das Nações Unidas
Experiencias convidadas:
Ecoporé (Amazonía) | iNaturalist Bolivia | Departamento Administrativo Nacional de Estadística - DANE Colombia – Grupo de dados cidadãos|
RICAP Red de ciencia participativa – Contribuição da Ciência Participativa para os ODS | Brasil – Ciência Cidadã e Cocriação de Políticas Públicas
Ciencia participativa para la toma de decisiones: perspectivas desde las redes de Latino América y el Caribe
Online12:00
De 24 Nov até 24 Nov, 2025
omo as iniciativas de ciência participativa e cidadã na América Latina e no Caribe estão contribuindo para a tomada de decisões, do nível local ao global? Convidamos você para este encontro virtual que reunirá redes, instituições e projetos da região para refletir sobre o progresso, os desafios e as oportunidades na integração da ciência participativa e cidadã na tomada de decisões nos níveis local, regional e global.
Participantes:
María Guillermina D’Onofrio (Argentina) – Assessora da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Fredy Rodríguez – Líder Regional para a América Latina e o Caribe na Parceria Global para Dados de Desenvolvimento Sustentável – Fundação das Nações Unidas
Experiencias convidadas:
Ecoporé (Amazonía) | iNaturalist Bolivia | Departamento Administrativo Nacional de Estadística - DANE Colombia – Grupo de dados cidadãos|
RICAP Red de ciencia participativa – Contribuição da Ciência Participativa para os ODS | Brasil – Ciência Cidadã e Cocriação de Políticas Públicas
Caja de herramientas para la ética de datos: recursos prácticos para su aplicación en las ciencias participativas
Online12:00
De 20 Nov até 20 Nov, 2025
El evento será en español, tendremos traducción al portugués. La Caja de herramientas para la ética de datos es la traducción al español y al portugués del Data Ethics Toolkit (DET). La traducción del DET fue liderada por Alianza Aguas Amazónicas en colaboración con la RICAP y la Rede Brasileira de Ciência Cidadã (RBCC), el objetivo es facilitar recursos que promuevan prácticas éticas en la gestión de datos en las iniciativas de ciencia participativa en la región.
En esta sesión contaremos con la participación de Caren Cooper, profesora del Departamento de Recursos Forestales y Ambientales de North Carolina State University. Caren compartirá su experiencia en el diseño e implementación del Data Ethics Toolkit y sus principales aportes para fortalecer la gestión ética de datos en proyectos participativos.
Asimismo, participará Guillermina Actis, investigadora doctoral del Centro de Investigaciones para la Transformación (CENIT) de la EEyN-UNSAM, quien presentará experiencias y reflexiones sobre la gestión de datos en Argentina y en la región, con énfasis en los retos y oportunidades vinculados a iniciativas de ciencia participativa y ciudadana.
Este espacio busca abrir un diálogo sobre enfoques, dificultades y soluciones prácticas asociadas a la gestión ética de los datos generados en procesos participativos.
Webinário | Por que a Ciência Cidadã em Desastres e Emergências Climáticas?
Online14:00
De 03 Nov até 03 Nov, 2025
A Cívis, o Cemaden e o IBICT convidam para o webinário que discutirá como a ciência cidadã pode contribuir para o enfrentamento e a compreensão dos desastres e emergências climáticas em um contexto de múltiplas crises.
O evento contará com a participação de Allan Yu Iwama (Cemaden), Sarita Albagli (IBICT/INCC) e Victor Marchezini (Cemaden).
O debate será transmitido diretamente do auditório do Cemaden, onde estarão presentes alunos do Programa de Pós-Graduação em Desastres (ICT/Unesp e Cemaden/MCTI).
Na ocasião, será lançado o Dossiê Temático Ciência Cidadã, Desastres e Emergências Climáticas, da Cívis, que reúne informações, iniciativas e reflexões sobre o papel da ciência cidadã na Redução de Riscos de Desastres (RRD).
Ciência Cidadã como Abordagem para o Saneamento Inclusivo - fórum da FECFAU
UNICAMP, Brasil09:00
De 12 Set até 12 Set, 2025
O Fórum Permanente “Ciência Cidadã como Abordagem para o Saneamento Inclusivo” ocorre, no dia 12 de setembro, a partir das 9h, no Centro de Convenções da Unicamp.
O monitoramento participativo da qualidade da água, esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos e os impactos da taxonomia sustentável brasileira no setor são alguns dos temas que serão abordados no evento.
O fórum é aberto à participação de docentes, discentes e profissionais da área.
Além dos pesquisadores palestrantes, o fórum contará com a participação de pessoas envolvidas com iniciativas de ciência cidadã.
Uma das organizadoras do evento é a professora Emília Wanda Rutkowski, docente da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU).
Para outras informações, escreva para o e-mail foruns@unicamp.br ou helio@unicamp.br
Ciência Cidadã como Abordagem para o Saneamento Ambiental Inclusivo
Centro de Convenções da UNICAMP (SP)09:00
De 12 Set até 12 Set, 2025
Este evento tem por objetivo promover a ciência cidadã, uma abordagem que estimula a colaboração entre cientistas e sociedade na produção compartilhada de conhecimento. Essa abordagem é um instrumento poderoso para a consolidação da gestão socioambiental inclusiva de políticas públicas, como a de saneamento. Para isso, serão realizadas palestras e diálogos sobre projetos de ciência cidadã para a sustentabilidade socioambiental, especialmente no contexto do saneamento.
Serão abordados temas como o monitoramento participativo da qualidade da água, esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos e os impactos da taxonomia sustentável brasileira no setor. As palestras contarão com pesquisadores e participantes de iniciativas de ciência cidadã. Através de relatos de experiência, pretende-se compartilhar as formas de participação da comunidade em projetos científicos, os desafios para a implementação e os benefícios aos envolvidos.
Ilhabela Bird Week 2025
IlhabelaDe 08 Set até 14 Set, 2025
O evento que integra as comemorações pelos 220 anos do município e que destaca a conservação ambiental e o turismo sustentável. A programação que reúne atividades abertas ao público, como passarinhadas, oficinas, palestras, exposições e ações educativas em escolas, prossegue até o dia 14 de setembro. 13 de setembro – Sábado: 17h – Painel “VIVAves: Pesquisa, Educação e Ciência Cidadã” (Marcio Motta)