Oficina de Compostagem e Horta Orgânica
O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém, realiza a Oficina de Compostagem e Horta Orgânica, iniciativa que visa promover ciência cidadã, inovação social e desenvolvimento sustentável com a comunidade do entorno do complexo, localizado no bairro do Guamá.
A oficina será realizada em quatro módulos: o primeiro sobre Compostagem e Coleta de Resíduos; o segundo tratará do Preparo do Solo; o terceiro abordará a Implantação da Horta, e o último tratará do Manejo de Pragas e Identificação de Bioativos. As atividades serão realizadas a cada 15 dias. Ao final, os alunos receberão certificados. O primeiro módulo será realizado no dia 29 de novembro (sábado).
O objetivo é capacitar os participantes em técnicas de compostagem doméstica para transformação de resíduos orgânicos em adubo de alta qualidade; ensinar os princípios da agricultura orgânica/agroecológica, incluindo preparo do solo, plantio, manejo de pragas e colheita, aplicáveis em pequenos espaços, como vasos, canteiros elevados e quintais, e ainda promover o bem-estar físico e mental dos participantes, fortalecendo os vínculos sociais e comunitários ao criar espaços de convivência e troca de saberes, gerando o senso de pertencimento entre os moradores e o PCT Guamá.
As vagas são destinadas a adultos e idosos
Foto: Divulgação
Popularização da ciência - A capacitação utilizará o conhecimento técnico e prático dos laboratórios residentes do PCT Guamá para fomentar a economia circular e contribuir para a segurança alimentar e o bem-estar da população, transformando os participantes em multiplicadores de conhecimento. “A compostagem é uma ação educativa, estratégica e, por meio dessa oficina, nós estamos nos aproximando da comunidade do entorno, que é o público que estamos buscando. A gente considera extremamente importante para a popularização das ações que ocorrem aqui dentro do Parque e para a educação social”, ressalta João Weyl, diretor-presidente da Fundação Guamá, que administra o Parque.
O projeto é uma ação estratégica, que visa integrar o conhecimento científico e tecnológico gerado no âmbito do PCT à realidade dos moradores do entorno, promovendo o desenvolvimento sustentável e reforçando um modelo de Ciência Cidadã.