busca Eventos
Eventos passados (7)
Webinar Monitoramento participativo da biodiversidade em Unidades de Conservação
Online14:00
De 13 Nov até 13 Nov, 2024
PROGRAMAÇÃO 14:00-14:30 - MATER NATURA (PR) PROJETO SELVA TURISMO CIENTÍFICO E CIÊNCIA CIDADÃ
14:30-15:00 - INSTITUTO MAMEDE (MS) TURISMO CIENTÍFICO E CIÊNCIA CIDADÃ EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
15:00-15:30 - FUNDAÇÃO FLORESTAL (SP) CIÊNCIA CIDADÃ NO PE ILHA ANCHIETA
15:30-16:00 - INSTITUTO NACIONAL DA MATA ATLÂNTICA (ES) COAXOS DE CIÊNCIA E CONSERVAÇÃO
16:00 16:30 - NAILA 107( PR) TECNOLOGIA NO MONITORAMENTO E GESTÃO DA BIODIVERSIDADE
Festival de las Alas
Parque Natural Metropolitano Ciudad de PanamáDe 25 Mai até 26 Mai, 2024
Festival de las Alas impulsa un movimiento social y ambiental de observación de aves, conservación y el aviturismo en Panamá. ¡El Festival de las Alas, “La Naturaleza y la Imaginación” organizado por la Fundación Alada regresa con una nueva edición! El esperado Festival de las Alaspromete ser más emocionante que nunca. Durante 2 días el Parque Natural Metropolitano será el escenario de este encuentro lúdico-educativo, donde los protagonistas serán las familias, los niños y jóvenes con grandes sueños y una insaciable curiosidad por el mundo que les rodea. Este año se hace posible con el apoyo de la Autoridad de Turismo y la marca “Vive por más”, quienes se suman a la misión de promover la observación de aves y la biodiversidad como impulso al turismo sostenible y la exaltación de nuestro patrimonio natural, y se unen a prestigiosas organizaciones sin fines de lucro que colaboran lealmente cada año. Durante dos días llenos de diversión, los asistentes disfrutarán de una amplia gama con más de 20 espacios que incluyen experiencias de ciencia ciudadana, busito de ciencia, paseo en citroen alado, tours de observación de aves, realidad aumentada, museo explora, colección de taxidermia de aves, mariposario, rapaces, colibríes, exhibición de arte, mercadito, play zone, aula de clases, talleres de manualidades, bordado y quilling y un sinfín de opciones para aprender y disfrutar al máximo.
IF-AVES – Ciência Cidadã, Meio Ambiente e Turismo Ecopedagógico no Avistar 2024
USP, São Paulo (SP)10:30
De 19 Mai até 19 Mai, 2024
Com Samuel de Paula. O 17º Encontro Brasileiro de Observação de Aves oferece uma variedade de oportunidades para os jornalistas, desde a cobertura de palestras e debates até entrevistas exclusivas com especialistas renomados, incluindo líderes globais em conservação e turismo de observação de aves.
UCs Paulistanas - refúgios p/ observação e ciência cidadã no Avistar 2024
USP, São Paulo (SP)10:30
De 17 Mai até 17 Mai, 2024
Com Luccas Longo e Kleber Rodrigues. O 17º Encontro Brasileiro de Observação de Aves oferece uma variedade de oportunidades para os jornalistas, desde a cobertura de palestras e debates até entrevistas exclusivas com especialistas renomados, incluindo líderes globais em conservação e turismo de observação de aves
Mesa redonda Trilhas de Longo Curso: Turismo Científico e Engajamento da Ciência Cidadã
Niterói, RJ, Brasil17:00
De 20 Set até 20 Set, 2023
A abertura do 2º Congresso Brasileiro de Trilhas trará o 1º Seminário Técnico Científico da Rede Trilhas com objetivo de promover debates de temas como monitoramento, ciência cidadã e impactos sobre a biodiversidade. Seja a pé, de bicicleta ou em canoas, as trilhas serão as protagonistas de palestras, oficinas e painéis. A participação no seminário, que contará com a mesa redonda, é gratuita.
Curso Introdutório de Condução de Observadores de Aves
Parque Nacional do Iguaçu18:30
De 19 Jul até 28 Jul, 2023
Com três módulos, que acontecerão durante o mês de julho, o curso tem como objetivo principal fortalecer a observação de aves no Parque Nacional do Iguaçu.
“Fortalecendo o birdwatching no PNI, estamos também promovendo a conservação de aves da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento da ciência cidadã aliada à educação ambiental. E com isso também incentivamos a geração de trabalho e renda para guias de turismo e observadores de aves, além de oferecer novas oportunidades para visitantes conhecerem a biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu”, comenta Ben.
O curso é dirigido para profissionais interessados na prestação do serviço de condutor de visitantes, com especialidade na observação de aves no Parque Nacional do Iguaçu, e também para observadores de aves com interesse em contribuir com conhecimento sobre aves no PNI.
“Incentivando que a atividade de observação de aves cresça na região, mas principalmente no PNI, estamos criando uma rede de aliados pela conservação de espécies”, reforça Ben.
Os três módulos do curso compreendem teoria e prática de diversos assuntos. Durante o módulo 1, temas de condução de visitantes em Unidades de Conservação, como o Parque Nacional do Iguaçu, vão ser tratados (6 horas de duração, de 19 a 21 de julho, das 18h30 às 20h30, em ambiente virtual). Já no módulo 2, a ornitologia e a observação de aves na Mata Atlântica vão ser trabalhadas (6 horas de duração, de 24 a 26 de julho, das 18h30 às 20h30, em ambiente virtual). E por último, o módulo 3 vai contar com atividades práticas de observação de aves (4 horas de duração, 27 de julho, das 7 às 11h) e condução de observadores de aves (4 horas de duração, 28 de julho, das 7 às 11h). Os locais precisos das práticas, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, serão informados nas aulas virtuais. Pré-requisitos para inscrição:
Credenciamento como guia de turismo ou Comprovação de colaboração com repositórios online de ciência cidadã como observador de aves.
Prazo para inscrição: 15/7/2023
4o Encontro de Observação de Borboletas
Jardim Botânico de Curitiba10:30
De 25 Jul até 25 Jul, 2020
Inicitiva: Jardim Botânico de Curitiba O evento reuniu: •Amantes e fotógrafos da natureza (Cientistas cidadãos); •Consultores ambientais; •Gestores de áreas protegidas;•Profissionais de borboletários; •Educadores ambientais; •Estudantes; •Gestores ambientais públicos federais, estaduais e municipais; •Profissionais de ONGs, empreendedores, divulgadores científicos, turismólogos e outros.Inscreveram-se mais de 300 pessoas dos países Nova Zelândia, Indonésia, Argentina, Colômbia, Portugal e Brasil (São Paulo - Rio de Janeiro - Minas Gerais – Paraná - Santa Catarina - Rio Grande do Sul - Distrito Federal – Goiás - Espírito Santo – Bahia – Pará – Amazonas – Rondônia – Pernambuco - Mato Grosso - Mato Grosso do Sul - Rio Grande do Norte - Paraíba) O evento está inteiramente disponibilizado ao acesso aberto.Objetivo: O evento é destinado divulgar conteúdos favorecendo o encontro entre pessoas que gostam de observar borboletas, cientistas cidadãos, e profissionais que compreendem o potencial de protagonismo da prática para a ampliação do conhecimento e para a conservação da natureza.Programação:10h30min - Abertura: relembrando e disponibilizando livros lançados nos encontros anteriores;10h45min - Apresentação do capítulo de livro sobre o único registro brasileiro da espécie Arzecla straelena, em vida;11h00min - Biografia do palestrante convidado Carlos Eduardo Zikan;11h10min - Palestra do convidado: Das coleções científicas tradicionais às coleções fotográficas de borboletas vivas;11h30min - Bate papo sobre Observação de Borboletas como alternativa conservacionista, de proteção à coleções científicas e respeito aos Princípios do Direito Ambiental brasileiro.12h - Encerramento: sorteio do pôster Borboletas da Mata Atlântica entre os participantes de Curitiba e de um patch para os de outras localidades.Organização: Maristela ZamonerTransmissão:https://youtu.be/f7-N-WQjuB8