busca Eventos
Eventos futuros (1)
Desafios jurídico-normativos dos dados em Ciência Cidadã
Online16:00
De 26 Nov até 26 Nov, 2024
A 2ª edição do Ciclo de Webinários "Diálogos em Ciência Cidadã" já tem data marcada, tema e convidados. Será no dia 26/11 (terça), às 16h, ao vivo pelo canal do YT do Ibict. O assunto central será "Desafios jurídico-normativos dos dados em Ciência Cidadã".
Confira quem são os convidados!
- Allan Rocha de Souza: Professor e pesquisador de direitos autorais e culturais no Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento (PPED/UFRJ); de direito civil e propriedade intelectual do curso de direito do ITR/UFRRJ; de direitos autorais na especialização em PI da PUC-RJ. Diretor Científico e Presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Autorais (IBDAutoral). Consultor jurídico de direitos autorais da FIOCRUZ e outras instituições. Advogado.
- Vinícius de Araújo Oliveira: Atualmente é Coordenador-Geral de Monitoramento, Avaliação e Inteligência Analítica da Secretaria de Atenção Primária à Saúde / Ministério da Saúde. Médico (2003) e mestre em saúde pública (2007) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador do CIDACS / Fiocruz Bahia em Epidemiologia e Saúde Digital.
- Luca Schirru: Pesquisador de pós-doutorado no Instituto Nacional de Ciência Cidadã. Diretor executivo e pesquisador no Instituto Brasileiro de Direitos Autorais. Professor (PUC-Rio), Pesquisador, Advogado e Consultor Jurídico em Direitos Autorais.
Eventos passados (10)
10 anos da Plataforma SISS-Geo Fiocruz
Auditório do Museu da Vida, Fiocruz, Rio de Janeiro08:30
De 26 Mar até 26 Mar, 2024
O evento celebrará os 10 anos do Centro de Informação em Saúde Silvestre e da Plataforma SISS-Geo - sua origem, caminhos, construções, desafios e seu futuro e premiará os “10+ Colaboradores SISS-Geo 2023”. Hoje os mais de 13 mil colaboradores de todos os estados brasileiros auxiliam a implantação de estratégias e ações de prevenção e controle de diversas zoonoses e arboviroses, como a febre amarela, a raiva e a febre do Nilo Ocidental, provendo também informações para a conservação dos animais silvestres no Brasil e fora dele. O evento presencial será realizado das 8h30 às 12h30 do dia 26 de março de 2024, no Auditório do Museu da Vida Fiocruz, Rio de Janeiro e transmitido on-line no mesmo horário, pelo canal da Distribuidora Vídeo Saúde https://bit.ly/10-anos-CISS, para os que não puderem estar presentes. Haverá uma visita guiada ao Castelo Mourisco para os interessados às 14h.
Seleção de participantes voluntários no projeto Avaliação da qualidade do ar por meio da ciência cidadã
São Paulo (SP)De 01 Fev até 31 Mar, 2024
O Laboratório de Análises da Exposição Humana a Contaminantes Ambientais (LEHCA) da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP) busca voluntários interessados em fazer parte do projeto “Avaliação da qualidade do ar por meio da ciência cidadã” de coordenação do Prof. Dr. Thiago Nogueira.
A pesquisa tem como objetivo a criação de uma rede de ciência cidadã envolvendo moradores de diferentes regiões da cidade de São Paulo com a finalidade de produzir dados sobre a qualidade do ar local. Para isso, equipamentos de baixo custo serão instalados nas residências dos voluntários
Para participar, os voluntários devem ter idade igual ou superior a 18 anos, residirem na cidade de São Paulo e possuírem acesso à internet Wi-Fi.
Encontro Internacional de Educação Ambiental
Guimarães (Portugal)De 25 Jan até 27 Jan, 2024
Este Encontro Internacional de Educação Ambiental pretende ser mais um palco para a partilha, o debate e a cooperação internacional, nos domínios da implementação de projetos, estudos, investigação e divulgação científica, com vista à melhoria da qualidade de vida das comunidades. Este evento apresenta quatro sessões relacionadas com ciência cidadã:
Sessão no dia 25 de janeiro às 16:05 - Keynote speech "Unir a ciência cidadã e o conhecimento ecológico local para ecossistemas mais saudáveis", por Ronaldo Sousa da Universidade do Minho.
No mesmo dia às 16:35, Bloco IV com 5 comunicações relacionadas com projetos de ciência cidadã, como "Comunicação eficaz de dados científicos num projeto de ciência cidadã, o EduCITY".
No dia 26 de janeiro de manhã, Bloco V trará exemplos de projetos relacionados a cidades sustentáveis que podem envolver ciência cidadã, como de Dijon, França e Igualada, Espanha.
Também no dia 26 de manhã, haverá uma mesa redonda sobre Democracia Participativa, que pode abordar o envolvimento da população através de iniciativas de ciência cidadã.
Hackatona SUS Digital
Brasília (DF)De 21 Nov até 23 Nov, 2023
Tornar disponíveis para o Sistema Único de Saúde (SUS) e a sociedade, especialmente do Distrito Federal (DF), soluções digitais para o enfrentamento de crises sanitárias e seus efeitos diretos ou secundários, como na Covid-19. Este é o objetivo da Hackatona SUS Digital, que está com as inscrições abertas até 15 de novembro. O edital foi lançado pela Fiocruz Brasília, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Os projetos podem ser voltados a: tecnologias de saúde digital para enfrentamento da Covid-19 e suas consequências de caráter sanitário, social e econômico; transformação digital para adaptar as instituições de saúde aos novos contextos das tecnologias digitais em ascensão e dos modelos de gestão ligados a elas; desenvolvimento da ciência cidadã; fortalecimento da participação social e dos demais princípios e diretrizes do SUS; interoperabilidade entre sistemas baseados no padrão SUS; inteligência artificial no diagnóstico; telemedicina e saúde digital; big data na pesquisa médica; cibersegurança na saúde digital; e uso de blockchain na saúde.
A Hackatona SUS Digital segue o modelo de outras versões já realizadas pela instituição. Após a primeira etapa, as propostas selecionadas passarão para a fase de desenvolvimento de protótipos, e serão incubadas no Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade da Fiocruz Brasília.
Para a etapa de incubação, está previsto um montante de R$ 150 mil, no formato de bolsas de estímulo à pesquisa. Na etapa de incorporação da tecnologia, valores de até R$ 400 mil serão distribuídos entre os projetos qualificados e indicados pela SES-DF, de acordo com as atividades, nível de complexidade e necessidade de equipamentos.
Chamada para dossiê sobre o conceito de interação e saúde
De 09 Nov até 20 Fev, 2024
O prazo de submissão é até 20 de fevereiro de 2024. Participe do dossiê "Cuidados-em-interação: práticas, saberes e reflexividade na saúde" e contribua para o avanço do conhecimento sobre a interação nos cuidados em saúde. Um dos eixos temáticos que terão as contribuições privilegiadas é o de "Participação de cidadãos em dispositivos de coanálise das práticas de serviço e de atendimento (ciência cidadã)". O dossiê tem o objetivo de mobilizar o conceito de cuidados-em-interação, compreendendo a noção de interação como indissociável e constitutiva da comunicação. Para isso, lança duas perguntas iniciais: 1. Como a interatividade está sendo operada em diferentes ambientes e cenas, sobretudo com relação a temas da saúde? 2. De que formas as abordagens microanalíticas dos estudos sobre as interações podem contribuir para a compreensão dos processos sociais? Confira mais informações na página do evento. A Reciis é um periódico interdisciplinar trimestral editada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) de acesso aberto, revisado por pares e sem ônus para o autor. Recebe textos em fluxo contínuo e a partir de chamadas públicas para dossiês temáticos. Publica textos inéditos de interesse para as áreas de comunicação, informação e saúde; em português, inglês, espanhol ou francês. Ao submeter o trabalho, é necessário preencher a categoria Dossiê Cuidados-em-interação: práticas, saberes e reflexividade na saúde. Caso a categoria não esteja indicada, o manuscrito será considerado para a avaliação do fluxo regular da revista.
Ciência Cidadã para a Saúde Planetária
Remoto09:00
De 30 Out até 30 Out, 2023
Neste evento, iremos discutir as relações entre estes dois campos de pesquisa e ação inter/transdisciplinares, a partir de apresentações de projetos de Ciência Cidadã relacionados à Saúde Planetária e discussões em estações temáticas (café com partilha).
A partir das discussões, pretendemos construir um documento em co-autoria com os participantes, sintetizando os aprendizados compartilhados, as experiências de iniciativas que integram estes campos de conhecimento, bem como propostas de avanços teóricos e práticos na inter-relação entre estes campos. Todos os participantes serão convidados a integrar a produção deste documento.
9h - Abertura: apresentações iniciais e objetivos do evento
9h15 - Apresentação de projetos:
Profa. Dra. Uiara Montedo (Poli-USP): Biodiversidade nas Hortas Urbanas Agroecológicas de São Paulo
Sabrina Oliveira Santos (UFABC): De Olho na Quebrada
Dr. Erasmus zu Ermgassen (UC Leuven): Do Pasto ao Prato
Profa. Jussara Almeida (PPG-ENS - UFABC): Do Desperdício à Sustentabilidade
10h35 - Partilha: discussões em quatro estações temáticas com os participantes. Os temas das estações serão:
i) Conexões entre Saúde Planetária e Ciência Cidadã;
ii) Barreiras e desafios nos percursos desenvolvidos;
iii) Tipos de impactos e possibilidades de mensurá-los com indicadores; e
iv) Redes necessárias à execução de projetos.
11h35 - Fechamento: síntese das discussões das estações temáticas pelos mediadores
Conferência Ciência Cidadã para a Saúde
Enschede, Holanda10:00
De 29 Out até 01 Nov, 2023
A primeira Conferência Global Citizen Science for Health (CS4H) acontecerá de 29 de outubro a 1º de novembro de 2023 na Universidade de Twente em Enschede, Holanda. As submissões para resumos da conferência vão até 31 de maio. O objetivo da conferência é fornecer um estado da arte do domínio ciência cidadã para a saúde e estabelecer uma ponte entre tradições de longa data sobre a participação do paciente na pesquisa em saúde para modos mais recentes e intensivos de ciência cidadã em saúde. A conferência se concentra em diferentes tipos de colaborações científicas multidisciplinares entre cidadãos, pacientes, equipe médica, profissionais de saúde, pesquisadores, estudantes, formuladores de políticas, agências de financiamento, empresas, etc. Isso inclui abordagens como ciência cidadã, ciência pessoal, envolvimento do paciente, pesquisa inclusiva e pesquisa em saúde baseada na comunidade. O idioma da conferência é o inglês.
Práticas de ciência cidadã no atendimento às demandas pela “igualdade do diferente”
Universidade Federal da Fronteira Sul — Campus Cerro Largo (RS)13:30
De 26 Set até 26 Set, 2023
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) — Campus Cerro Largo convida a comunidade acadêmica e regional para participar do I Seminário de Governança Territorial na Abordagem da Saúde Única para a Região das Missões/RS.
O evento ocorrerá no auditório da unidade Seminário da Universidade Federal da Fronteira Sul — Campus Cerro Largo.
As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas através do link.
Conversa aberta sobre Ciência Cidadã e Saúde Planetária
Plataforma Zoom18:00
De 27 Jul até 27 Jul, 2023
Primeira reunião aberta do grupo de trabalho interdisciplinar em Ciência Cidadã para a Saúde Planetária. O grupo faz parte do Saúde Planetária Brasil e busca, dentre seus objetivos, promover eventos de disseminação dos conceitos de ciência cidadã e como eles se conectam com a Saúde Planetária e promover a ampliação do grupo interdisciplinar Ciência cidadã para a Saúde Planetária, por meio da interlocução com membros da Rede Brasileira de Ciência Cidadã que trabalham com o tema. Programação: O que é saúde planetária, com Antonio Saraiva (USP); Definições e princípios de ciência cidadã, com Natalia Lopes (UFABC); Como elaborar um projeto de ciência cidadã, com Sheina Koffler (Unifesp); Projeto Detetives da Comida, com Beatriz Laham (IB-USP) e Luis Gustavo (IB-USP).
Webinar Biodiversidade em seu quintal
Online09:00
De 20 Abr até 20 Abr, 2023
A biodiversidade é essencial para ecossistemas saudáveis. Junte-se à Science Friday e SciStarter para um webinar interativo onde você conhecerá projetos de ciência cidadã do mundo real para rastrear a biodiversidade em seu próprio quintal. Colabore com outras pessoas durante o City Nature Challenge BioBlitz ou experimente aplicativos como o iNaturalist para explorar por conta própria. De qualquer forma, você ajudará os pesquisadores e causará um impacto positivo em sua comunidade.
Convidados especiais: Colleen Hitchcock, professora associada de ecologia na Brandeis University, e os vencedores do prêmio OurEcho Challenge, Reilly Hollern (2021) e Harper Fortgang (2020).
- 1 (current)
- 2