busca Eventos
Eventos passados (2)
Formação em Ciência Cidadã em Magé
Magé, RJDe 07 Jun até 07 Jun, 2024
Aproximar os jovens do saber e fazer científico, instigando-os a adquirir um olhar mais atento para o entorno e para a natureza é o objetivo da formação gratuita em Ciência Cidadã que ocorrerá no dia 7 de junho na Associação Luthando pela Vida (Estrada da Piedade, n°2782, Magé). A iniciativa é uma realização conjunta entre os projetos UÇÁ e Do Mangue ao Mar — ambos realizados pela ONG Guardiões do Mar, com o patrocínio da Petrobras e em convênio com a Transpetro, respectivamente — , e a Rede de Conservação Águas da Guanabara (REDAGUA) e a Secretária de Meio Ambiente de Magé. Voltada para os jovens do Ecoclube Base Guanabara, a formação conta ainda com 10 vagas disponíveis para moradores do município, de 15 a 29 anos. A ação celebra a Semana do Meio Ambiente e do Oceano.
A formação para jovens de Magé, que vai possibilitar aos participantes conhecerem mais sobre a zona costeira, será dividida em teoria e prática, com três horas de duração, no período da tarde ( 14h às 17h). Serão fornecidas as bases da Ciência Cidadã, bem como instruções sobre o uso do aplicativo iNaturalist, com a proposta de aguçar a curiosidade e a participação nos diversos níveis em projetos nesse âmbito.
Preencha o fomulário de inscrição e aguarde a confirmação de participação ;D
Basura marina & Ciencia Ciudadana: Un modelo de investigación para hacer el cambio
Auditorio del CCT Conicet-CENPAT de Puerto Madryn (Argentina)11:00
De 01 Fev até 01 Fev, 2024
El próximo jueves 1 de febrero, desde las 11hs. se llevará a cabo en el Auditorio del CCT Conicet-CENPAT de Puerto Madryn una charla abierta y gratuita sobre Basura marina & Ciencia Ciudadana: un modelo de investigación para hacer el cambio a cambio de Martin Thiel.
Martin Thiel es actualmente el director del proyecto “Observatorio marino global (MarineGEO)”, del Centro de investigaciones científicas Smithsonian (USA), y profesor de la Universidad Católica del Norte (Chile). En 2007, Martin fundó el programa “Científicos de la Basura”, una iniciativa colaborativa entre científicos y estudiantes de escuelas primarias que busca generar conocimiento acerca del problema de la basura marina. Actualmente, la red de Científicos de la Basura conecta a más de 70 escuelas de Chile, Panamá, Colombia, Ecuador y Perú. Durante más de 15 años, el programa ha generado valiosa información sobre la dispersión de la basura a través de los océanos, y de todos los problemas que ello conlleva. Además, ha incentivado las vocaciones científicas de cientos de niños y niñas de entre 10 y 18 años.