busca Eventos
Eventos passados (6)
Formação em Ciência Cidadã em Magé
Magé, RJDe 07 Jun até 07 Jun, 2024
Aproximar os jovens do saber e fazer científico, instigando-os a adquirir um olhar mais atento para o entorno e para a natureza é o objetivo da formação gratuita em Ciência Cidadã que ocorrerá no dia 7 de junho na Associação Luthando pela Vida (Estrada da Piedade, n°2782, Magé). A iniciativa é uma realização conjunta entre os projetos UÇÁ e Do Mangue ao Mar — ambos realizados pela ONG Guardiões do Mar, com o patrocínio da Petrobras e em convênio com a Transpetro, respectivamente — , e a Rede de Conservação Águas da Guanabara (REDAGUA) e a Secretária de Meio Ambiente de Magé. Voltada para os jovens do Ecoclube Base Guanabara, a formação conta ainda com 10 vagas disponíveis para moradores do município, de 15 a 29 anos. A ação celebra a Semana do Meio Ambiente e do Oceano.
A formação para jovens de Magé, que vai possibilitar aos participantes conhecerem mais sobre a zona costeira, será dividida em teoria e prática, com três horas de duração, no período da tarde ( 14h às 17h). Serão fornecidas as bases da Ciência Cidadã, bem como instruções sobre o uso do aplicativo iNaturalist, com a proposta de aguçar a curiosidade e a participação nos diversos níveis em projetos nesse âmbito.
Preencha o fomulário de inscrição e aguarde a confirmação de participação ;D
Vem Passarinhar Sampa – 2024
Jardim Novo Parelheiros, São Paulo (SP)07:00
De 20 Jan até 20 Jan, 2024
A primeira edição do Vem Passarinhar Sampa - 2024 acontece no sábado (20), no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, Jardim Novo Parelheiros, na Zona Sul. O projeto acontece todos com saídas gratuitas para observação da avifauna da capital nos parques municipais, com monitoria, empréstimo de binóculos.
A atividade promove a cidadania, por meio do uso e contato com os parques públicos, introduz as pessoas à observação de aves e à ciência cidadã, cria conexões com a natureza e reforça a importância da conservação de pássaros livres. Em 2023, os 12 eventos contaram com a participação total de mais de 670 pessoas, sendo que a edição realizada no mês de janeiro na RPPN Sítio Curucutu foi a mais concorrida, com 99 participantes.
Para quem não tem, o projeto disponibiliza binóculos aos participantes para que eles possam observar as aves. Além disso, são apresentadas ferramentas gratuitas para que os voluntários possam contribuir com registros para compor o Inventário da Fauna Silvestre do Município de São Paulo. Crianças acompanhadas de seus responsáveis também são bem-vindas. Outra ferramenta utilizada durante a programaçãoi é a realização de listas no eBird (aplicativo contendo um banco de dados on-line de observações de aves fornecendo dados em tempo real sobre a distribuição e a abundância de aves).
Para participar do evento basta preencher o formulário: Inscrição 20/01 - Vem Passarinhar Sampa, que também está disponível nos perfis do Instagram da @faunasvma ou da @savebrasil. Depois basta se cadastrar pelo aplicativo e-Bird e inserir quais foram as aves identificadas. O registro pode ser feito ao ver ou ouvir os pássaros, sem a necessidade de um número mínimo de espécies ou fotos. Com o intuito de facilitar o acesso dos participantes, é oferecido transporte gratuito de van ida e volta (sujeito à lotação), partindo sempre de alguma estação de transporte público.
A recomendação durante o passeio é usar calça comprida, calçado fechado, chapéu ou boné, protetor solar e levar uma capa de chuva. Pode levar também algum lanche para o piquenique colaborativo que é feito ao final de cada edição.
Fim de semana da Vaca-ruiva 2023
Portugal01:00
De 14 Jul até 22 Jul, 2023
Em 2023, realiza-se a 3.ª edição do fim-de-semana dedicado à vaca-ruiva (Lucanus barbarossa), um escaravelho da família dos lunacídeos pouco conhecido e abrangido pelo projeto VACALOURA.PT.
Este projeto de ciência cidadã é coordenado pela Associação Bioliving em parceria com a Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, com a Sociedade Portuguesa de Entomologia e com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
O objetivo é compilar e organizar a informação enviada pelos cidadãos sobre a distribuição e estado das populações dos escaravelhos da família Lucanidae em Portugal, de forma a averiguar o estado de conservação das espécies na sua área de distribuição.
O projeto tem uma forte componente de educação ambiental, que pretende disseminar e sensibilizar para a importância da madeira morta nos ecossistemas florestais, da biodiversidade associada a estes habitats e de como todos juntos podemos ajudar a conservar estes ecossistemas. As vagas serão disponibilizadas por ordem de inscrição e deverão ser efetuadas individualmente para cada pessoa interessada.
Idade mínima – 8 anos.
A validação da inscrição será efetuada até 24h antes de cada atividade, onde serão indicados mais pormenores detalhados sobre o ponto de encontro da atividade.
Obrigado pelo interesse! Até já.
Desafio da Natureza Urbana 2021: Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, BR
Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, BRDe 30 Abr até 09 Mai, 2021
O "Desafio da Natureza Urbana 2021: Baía de Guanabara, RJ, Brasil", surgiu sob o âmbito do projeto "City Nature Challenge", um evento mundial de ciência cidadã que visa maximizar registros e conhecimento sobre a biodiversidade encontrada em áreas urbanas, criado pelo Museu de História Natural de Los Angeles e a Academia de Ciência da Califórnia. O projeto visa conectar amantes da natureza das 15 cidades da região hidrográfica da Baía de Guanabara, RJ através da plataforma livre iNaturalist, para estimular registros fotográficos e a identificação das espécies que habitam a região, seja nos grandes centros urbanos ou áreas mais rurais e protegidas, incluindo os ambientes marinhos e de água doce. O desafio da Natureza Urbana, como um braço do "City Nature Challenge" no Brasil, teve atividades de registro fotográfico de plantas e animais e subsequente identificação das espécies observadas.
Desafio da Natureza Urbana 2021: Grande Manaus, Amazonas, Brasil
Grande Manaus, Amazonas, BrasilDe 01 Jan até 31 Dez, 2021
O objetivo deste projeto é registrar a biodiversidade (animais, plantas e fungos) observada durante o Desafio Mundial da Natureza Urbana 2021 na Região Metropolitana de Manaus. Os registros podem ser feitos por qualquer pessoa que baixe o aplicativo (Inaturalist) ou utilize o site (INaturalist.org), sendo os registros categorizados e identificados por especialistas de cada grupo. Os dados podem ser disponibilizados no GBIF (Global Biodiversity Information Facility) e SIBBr (Sistema de Informações sobre a Biodiversidade Brasileira). São registrados todos os táxons exceto Ser Humano (Homo sapiens), Gato Doméstico (Felis catus), Cão Doméstico (Canis familiaris).
4o Encontro de Observação de Borboletas
Jardim Botânico de Curitiba10:30
De 25 Jul até 25 Jul, 2020
Inicitiva: Jardim Botânico de Curitiba O evento reuniu: •Amantes e fotógrafos da natureza (Cientistas cidadãos); •Consultores ambientais; •Gestores de áreas protegidas;•Profissionais de borboletários; •Educadores ambientais; •Estudantes; •Gestores ambientais públicos federais, estaduais e municipais; •Profissionais de ONGs, empreendedores, divulgadores científicos, turismólogos e outros.Inscreveram-se mais de 300 pessoas dos países Nova Zelândia, Indonésia, Argentina, Colômbia, Portugal e Brasil (São Paulo - Rio de Janeiro - Minas Gerais – Paraná - Santa Catarina - Rio Grande do Sul - Distrito Federal – Goiás - Espírito Santo – Bahia – Pará – Amazonas – Rondônia – Pernambuco - Mato Grosso - Mato Grosso do Sul - Rio Grande do Norte - Paraíba) O evento está inteiramente disponibilizado ao acesso aberto.Objetivo: O evento é destinado divulgar conteúdos favorecendo o encontro entre pessoas que gostam de observar borboletas, cientistas cidadãos, e profissionais que compreendem o potencial de protagonismo da prática para a ampliação do conhecimento e para a conservação da natureza.Programação:10h30min - Abertura: relembrando e disponibilizando livros lançados nos encontros anteriores;10h45min - Apresentação do capítulo de livro sobre o único registro brasileiro da espécie Arzecla straelena, em vida;11h00min - Biografia do palestrante convidado Carlos Eduardo Zikan;11h10min - Palestra do convidado: Das coleções científicas tradicionais às coleções fotográficas de borboletas vivas;11h30min - Bate papo sobre Observação de Borboletas como alternativa conservacionista, de proteção à coleções científicas e respeito aos Princípios do Direito Ambiental brasileiro.12h - Encerramento: sorteio do pôster Borboletas da Mata Atlântica entre os participantes de Curitiba e de um patch para os de outras localidades.Organização: Maristela ZamonerTransmissão:https://youtu.be/f7-N-WQjuB8