busca Eventos

Filtrar

Eventos passados (6)

Formação em Ciência Cidadã em Magé

Magé, RJ

De 07 Jun até 07 Jun, 2024
Aproximar os jovens do saber e fazer científico, instigando-os a adquirir um olhar mais atento para o entorno e para a natureza é o objetivo da formação gratuita em Ciência Cidadã que ocorrerá no dia 7 de junho na Associação Luthando pela Vida (Estrada da Piedade, n°2782, Magé). A iniciativa é uma realização conjunta entre os projetos UÇÁ e Do Mangue ao Mar — ambos realizados pela ONG Guardiões do Mar, com o patrocínio da Petrobras e em convênio com a Transpetro, respectivamente — , e a Rede de Conservação Águas da Guanabara (REDAGUA) e a Secretária de Meio Ambiente de Magé. Voltada para os jovens do Ecoclube Base Guanabara, a formação conta ainda com 10 vagas disponíveis para moradores do município, de 15 a 29 anos. A ação celebra a Semana do Meio Ambiente e do Oceano. A formação para jovens de Magé, que vai possibilitar aos participantes conhecerem mais sobre a zona costeira, será dividida em teoria e prática, com três horas de duração, no período da tarde ( 14h às 17h). Serão fornecidas as bases da Ciência Cidadã, bem como instruções sobre o uso do aplicativo iNaturalist, com a proposta de aguçar a curiosidade e a participação nos diversos níveis em projetos nesse âmbito. Preencha o fomulário de inscrição e aguarde a confirmação de participação ;D

Vem Passarinhar Sampa – 2024

Jardim Novo Parelheiros, São Paulo (SP)
07:00
De 20 Jan até 20 Jan, 2024
A primeira edição do Vem Passarinhar Sampa - 2024 acontece no sábado (20), no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, Jardim Novo Parelheiros, na Zona Sul. O projeto acontece todos com saídas gratuitas para observação da avifauna da capital nos parques municipais, com monitoria, empréstimo de binóculos. A atividade promove a cidadania, por meio do uso e contato com os parques públicos, introduz as pessoas à observação de aves e à ciência cidadã, cria conexões com a natureza e reforça a importância da conservação de pássaros livres. Em 2023, os 12 eventos contaram com a participação total de mais de 670 pessoas, sendo que a edição realizada no mês de janeiro na RPPN Sítio Curucutu foi a mais concorrida, com 99 participantes. Para quem não tem, o projeto disponibiliza binóculos aos participantes para que eles possam observar as aves. Além disso, são apresentadas ferramentas gratuitas para que os voluntários possam contribuir com registros para compor o Inventário da Fauna Silvestre do Município de São Paulo. Crianças acompanhadas de seus responsáveis também são bem-vindas. Outra ferramenta utilizada durante a programaçãoi é a realização de listas no eBird (aplicativo contendo um banco de dados on-line de observações de aves fornecendo dados em tempo real sobre a distribuição e a abundância de aves). Para participar do evento basta preencher o formulário: Inscrição 20/01 - Vem Passarinhar Sampa, que também está disponível nos perfis do Instagram da @faunasvma ou da @savebrasil. Depois basta se cadastrar pelo aplicativo e-Bird e inserir quais foram as aves identificadas. O registro pode ser feito ao ver ou ouvir os pássaros, sem a necessidade de um número mínimo de espécies ou fotos. Com o intuito de facilitar o acesso dos participantes, é oferecido transporte gratuito de van ida e volta (sujeito à lotação), partindo sempre de alguma estação de transporte público. A recomendação durante o passeio é usar calça comprida, calçado fechado, chapéu ou boné, protetor solar e levar uma capa de chuva. Pode levar também algum lanche para o piquenique colaborativo que é feito ao final de cada edição.

Fim de semana da Vaca-ruiva 2023

Portugal
01:00
De 14 Jul até 22 Jul, 2023
Em 2023, realiza-se a 3.ª edição do fim-de-semana dedicado à vaca-ruiva (Lucanus barbarossa), um escaravelho da família dos lunacídeos pouco conhecido e abrangido pelo projeto VACALOURA.PT. Este projeto de ciência cidadã é coordenado pela Associação Bioliving em parceria com a Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, com a Sociedade Portuguesa de Entomologia e com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. O objetivo é compilar e organizar a informação enviada pelos cidadãos sobre a distribuição e estado das populações dos escaravelhos da família Lucanidae em Portugal, de forma a averiguar o estado de conservação das espécies na sua área de distribuição. O projeto tem uma forte componente de educação ambiental, que pretende disseminar e sensibilizar para a importância da madeira morta nos ecossistemas florestais, da biodiversidade associada a estes habitats e de como todos juntos podemos ajudar a conservar estes ecossistemas. As vagas serão disponibilizadas por ordem de inscrição e deverão ser efetuadas individualmente para cada pessoa interessada. Idade mínima – 8 anos. A validação da inscrição será efetuada até 24h antes de cada atividade, onde serão indicados mais pormenores detalhados sobre o ponto de encontro da atividade. Obrigado pelo interesse! Até já.

Desafio da Natureza Urbana 2021: Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, BR

Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, BR

De 30 Abr até 09 Mai, 2021
O "Desafio da Natureza Urbana 2021: Baía de Guanabara, RJ, Brasil", surgiu sob o âmbito do projeto "City Nature Challenge", um evento mundial de ciência cidadã que visa maximizar registros e conhecimento sobre a biodiversidade encontrada em áreas urbanas, criado pelo Museu de História Natural de Los Angeles e a Academia de Ciência da Califórnia. O projeto visa conectar amantes da natureza das 15 cidades da região hidrográfica da Baía de Guanabara, RJ através da plataforma livre iNaturalist, para estimular registros fotográficos e a identificação das espécies que habitam a região, seja nos grandes centros urbanos ou áreas mais rurais e protegidas, incluindo os ambientes marinhos e de água doce. O desafio da Natureza Urbana, como um braço do "City Nature Challenge" no Brasil, teve atividades de registro fotográfico de plantas e animais e subsequente identificação das espécies observadas.

Desafio da Natureza Urbana 2021: Grande Manaus, Amazonas, Brasil

Grande Manaus, Amazonas, Brasil

De 01 Jan até 31 Dez, 2021
O objetivo deste projeto é registrar a biodiversidade (animais, plantas e fungos) observada durante o Desafio Mundial da Natureza Urbana 2021 na Região Metropolitana de Manaus. Os registros podem ser feitos por qualquer pessoa que baixe o aplicativo (Inaturalist) ou utilize o site (INaturalist.org), sendo os registros categorizados e identificados por especialistas de cada grupo. Os dados podem ser disponibilizados no GBIF (Global Biodiversity Information Facility) e SIBBr (Sistema de Informações sobre a Biodiversidade Brasileira). São registrados todos os táxons exceto Ser Humano (Homo sapiens), Gato Doméstico (Felis catus), Cão Doméstico (Canis familiaris).

4o Encontro de Observação de Borboletas

Jardim Botânico de Curitiba
10:30
De 25 Jul até 25 Jul, 2020
Inicitiva: Jardim Botânico de Curitiba O evento reuniu: •Amantes e fotógrafos da natureza (Cientistas cidadãos); •Consultores ambientais; •Gestores de áreas protegidas;•Profissionais de borboletários; •Educadores ambientais; •Estudantes; •Gestores ambientais públicos federais, estaduais e municipais; •Profissionais de ONGs, empreendedores, divulgadores científicos, turismólogos e outros.Inscreveram-se mais de 300 pessoas dos países Nova Zelândia, Indonésia, Argentina, Colômbia, Portugal e Brasil (São Paulo - Rio de Janeiro - Minas Gerais – Paraná - Santa Catarina - Rio Grande do Sul - Distrito Federal – Goiás - Espírito Santo – Bahia – Pará – Amazonas – Rondônia – Pernambuco - Mato Grosso - Mato Grosso do Sul - Rio Grande do Norte - Paraíba) O evento está inteiramente disponibilizado ao acesso aberto.Objetivo: O evento é destinado divulgar conteúdos favorecendo o encontro entre pessoas que gostam de observar borboletas, cientistas cidadãos, e profissionais que compreendem o potencial de protagonismo da prática para a ampliação do conhecimento e para a conservação da natureza.Programação:10h30min - Abertura: relembrando e disponibilizando livros lançados nos encontros anteriores;10h45min - Apresentação do capítulo de livro sobre o único registro brasileiro da espécie Arzecla straelena, em vida;11h00min - Biografia do palestrante convidado Carlos Eduardo Zikan;11h10min - Palestra do convidado: Das coleções científicas tradicionais às coleções fotográficas de borboletas vivas;11h30min - Bate papo sobre Observação de Borboletas como alternativa conservacionista, de proteção à coleções científicas e respeito aos Princípios do Direito Ambiental brasileiro.12h - Encerramento: sorteio do pôster Borboletas da Mata Atlântica entre os participantes de Curitiba e de um patch para os de outras localidades.Organização: Maristela ZamonerTransmissão:https://youtu.be/f7-N-WQjuB8
x
Este site utiliza cookies Mais informações. Tudo bem