busca Eventos
Eventos passados (2)
Diálogo com ciência cidadã na Saúde
Online11:00
De 10 Abr até 10 Abr, 2025
O Grupo de Trabalho GT 2 de Engajamento de participantes da Rede Brasileira de Ciência Cidadã (RBCC) convida:
🗯️ Ciclo de Diálogos "Como as iniciativas em ciência cidadã têm engajado os participantes?"
📲 ✅ Diálogo com ciência cidadã na Saúde
📆 Quando?
10/04/2025 (quinta-feira) as 11:00 – 12:30 (Horário Padrão de Brasília - São Paulo)
🛜 Onde?
Transmissão pública pelo canal @coadaptalitoral no Youtube
Convidadas
Clara Sacco - Bacharel em Estudos de Mídia (UFF). É co-fundadora do data_labe, organização de mídia, pesquisa e geração cidadã de dados sobre favelas
Márcia Lenzi - Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Coordenadora do eixo Educação e Comunicação para a Saúde do Projeto Entomofavela - Mapeamento do Aedes aegypti em favelas da Maré, através de vigilância entomológica popular
Geração Cidadã de Dados
Online10:00
De 19 Set até 20 Set, 2023
Pesquisadores das periferias do Rio de Janeiro, São Paulo e Pará vão se reunir nos dias 19 e 20 de setembro para o 1º Seminário de Geração Cidadã de Dados, um evento híbrido voltado para organizações e coletivos da sociedade civil que pensam e trabalham com dados para a transformação social. O objetivo é reunir grupos que estão gerando informações sobre territórios que são constantemente negligenciados pelo poder público e pelas pesquisas tradicionais.
Foi frente às lacunas dos dados oficiais que surgiram iniciativas como o Cocôzap, ferramenta de monitoramento cidadã do saneamento básico no conjunto de favelas da Maré, e o Mapa da Desigualdade que, a partir de 40 indicadores, analisa o cenário de crise dos 22 municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Ambos são desenvolvidos pelo data_labe e pela Casa Fluminense, que juntos realizam o evento.
O seminário está aberto à participação do público geral via transmissão online no YouTube e no Facebook da Casa Fluminense a partir das 10h. Serão cinco mesas de debates com nomes importantes no campo da pesquisa e metodologia para a consolidação do conceito de Geração Cidadã de Dados, entre elas Fogo Cruzado, Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), Rede de Observatório de Segurança, Gênero e Número e Movimento Plantaformas. As pessoas participantes vão discutir sobre os desafios de produzir indicadores voltados para favelas e periferias, dados racializados, o apagamento da população LGBTQIAP+ nas bases governamentais, além das tecnologias, ferramentas e estratégias para cobrar políticas públicas.
Ao final dos dois dias de evento, as pessoas participantes vão elaborar uma carta de recomendações que será entregue às prefeituras e instituições de pesquisa e que contará com propostas para o incentivo ao desenvolvimento de novas formas de gerar dados com utilidade pública de forma cidadã nas periferias.