busca Eventos

Filtrar

Eventos passados (5)

Ciencia ciudadana: conocer los espacios marinos mediterráneos para conservarlos

Alcudia (Mallorca)

De 19 Set até 19 Set, 2025
El 19 de septiembre tiene lugar en Alcudia (Mallorca) un taller de ciencia ciudadana para formar y sensibilizar sobre los espacios marinos de la Red Natura 2000 en el Mediterráneo español. Está enmarcado en el desarrollo de una campaña de ciencia ciudadana que comprende un total de 15 actividades en las comunidades autónomas de Andalucía, Región de Murcia, Comunidad Valenciana, Cataluña e Islas Baleares. La Fundación Biodiversidad del Ministerio para la Transición Ecológica y el Reto Demográfico (MITECO), en coordinación con la Dirección General de Biodiversidad, Bosques y Desertificación y las comunidades autónomas implicadas, es la responsable de estas acciones en el marco del proyecto europeo LIFE A-MAR, Conocer y amar los espacios marinos de la Red Natura 2000 para protegerlos, del que es socia. El proyecto está coordinado por la Federación Italiana de Parques y Reservas Naturales (Federparchi) y se desarrolla de forma paralela en Italia y España. Cuenta con la contribución del Programa LIFE de la Unión Europea. Los talleres de ciencia ciudadana combinan una parte teórica con experiencias prácticas para capacitar a la ciudadanía en la observación, recopilación y registro de datos sobre biodiversidad marina mediante herramientas y aplicaciones digitales. Todos ellos son gratuitos. Los contenidos teóricos se orientan a dar a conocer el proyecto LIFE A-MAR Natura2000 y los fundamentos de la ciencia ciudadana. La parte activa de los talleres incluyen avistamiento de cetáceos desde el barco, buceo con snorkel y rutas a pie para observación de flora y fauna. Todo ello adaptado a las particularidades de cada espacio protegido. Para asistir al taller de Alcudia (Mallorca) es necesaria la inscripción previa.

Participe da pesquisa Otimização da ciência cidadã no Brasil – identificando impactos sociais e científicos para promover a conservação

Online

De 01 Jun até 30 Jun, 2025
. Você está sendo convidado(a) a voluntariamente responder um questionário que auxiliará a condução da pesquisa de pós-doutorado da Universidade de São Paulo “Otimização da ciência cidadã no Brasil – identificando impactos sociais e científicos para promover a conservação” (FAPESP 2022/01242-7). Se você já planejou e executou algum projeto de pesquisa científica dentro dos eixos temáticos "ecologia, conservação, fauna ou flora", com ou sem participação do público e que foi realizado dentro de alguma instituição de ensino e/ou pesquisa brasileira, responda a este questionário. O tempo médio para respondê-lo é 6 minutos. Essa pesquisa visa identificar os pontos positivos e negativos em realizar no Brasil: (1) pesquisas científicas puramente convencionais (ou seja, conduzidas apenas por pesquisadores formais não contando com a participação de cidadãos, restrição de acesso a dados ou publicações); (2) pesquisas científicas convencionais que aderem ao movimento de ciência aberta (por exemplo, tornar público os dados coletados, disponibilizar o acesso às tecnologias e materiais utilizados, publicar os resultados em revistas de acesso livre, etc) e (3) pesquisas científicas pautadas em ciência cidadã. O entrevistado escolhe sobre qual projeto de pesquisa de sua autoria pretende "conversar" cada vez que acessa o questionário, sendo possível respondê-lo quantas vezes quiser, de acordo com o número de projetos executados. Um pedido especial aos que já realizaram uma pesquisa inteiramente convencional, mas também outra pautada na "ciência cidadã" - Por favor, responda o questionário pelo menos duas vezes.

Vem Passarinhar Sampa

Parque Chácara do Jockey, São Paulo (SP)
07:00
De 25 Jan até 25 Jan, 2025
São saídas mensais gratuitas para observação de aves nos parques municipais da cidade de São Paulo, com monitoria, empréstimo de binóculos e realização de listas no eBird (aplicativo contendo um banco de dados on-line de observações de aves fornecendo dados em tempo real sobre a distribuição e a abundância de aves). Organizado pela SAVE Brasil e a Divisão da Fauna Silvestre da Prefeitura de São Paulo.

Vem Passarinhar Sampa – 2024

Jardim Novo Parelheiros, São Paulo (SP)
07:00
De 20 Jan até 20 Jan, 2024
A primeira edição do Vem Passarinhar Sampa - 2024 acontece no sábado (20), no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, Jardim Novo Parelheiros, na Zona Sul. O projeto acontece todos com saídas gratuitas para observação da avifauna da capital nos parques municipais, com monitoria, empréstimo de binóculos. A atividade promove a cidadania, por meio do uso e contato com os parques públicos, introduz as pessoas à observação de aves e à ciência cidadã, cria conexões com a natureza e reforça a importância da conservação de pássaros livres. Em 2023, os 12 eventos contaram com a participação total de mais de 670 pessoas, sendo que a edição realizada no mês de janeiro na RPPN Sítio Curucutu foi a mais concorrida, com 99 participantes. Para quem não tem, o projeto disponibiliza binóculos aos participantes para que eles possam observar as aves. Além disso, são apresentadas ferramentas gratuitas para que os voluntários possam contribuir com registros para compor o Inventário da Fauna Silvestre do Município de São Paulo. Crianças acompanhadas de seus responsáveis também são bem-vindas. Outra ferramenta utilizada durante a programaçãoi é a realização de listas no eBird (aplicativo contendo um banco de dados on-line de observações de aves fornecendo dados em tempo real sobre a distribuição e a abundância de aves). Para participar do evento basta preencher o formulário: Inscrição 20/01 - Vem Passarinhar Sampa, que também está disponível nos perfis do Instagram da @faunasvma ou da @savebrasil. Depois basta se cadastrar pelo aplicativo e-Bird e inserir quais foram as aves identificadas. O registro pode ser feito ao ver ou ouvir os pássaros, sem a necessidade de um número mínimo de espécies ou fotos. Com o intuito de facilitar o acesso dos participantes, é oferecido transporte gratuito de van ida e volta (sujeito à lotação), partindo sempre de alguma estação de transporte público. A recomendação durante o passeio é usar calça comprida, calçado fechado, chapéu ou boné, protetor solar e levar uma capa de chuva. Pode levar também algum lanche para o piquenique colaborativo que é feito ao final de cada edição.

Ciclo de diálogos: como iniciativas em ciência cidadã estão engajando cidadãos/comunidades?

Online
10:00
De 27 Out até 27 Out, 2022
A Rede Brasileira de Ciência Cidadã (RBCC) realiza a primeira edição do “Ciclo de diálogos: como iniciativas em ciência cidadã estão engajando cidadãos/comunidades?”, com o professor Alex Bager, sobre o Sistema Urubu. Criado em 2014, o Sistema Urubu funciona como uma rede social de conservação da biodiversidade brasileira para identificação de áreas críticas de atropelamento de fauna. O objetivo é apoiar a ciência e cidadãos na garantia de proteção dos animais. O Ciclo de diálogos é uma iniciativa organizada por membros do Grupo de Trabalho GT 2 – Engajamento de participantes da RBCC. O evento acontece no formato online, na plataforma Zoom.
x
Este site utiliza cookies Mais informações. Tudo bem