busca Eventos

Filtrar

Eventos passados (10)

O Fomento à Ciência Cidadã na resposta a emergências no Seminário pelo Rio Grande do Sul


10:00
De 27 Set até 27 Set, 2024
Painel parte do seminário científico, 100% on-line, com a participação de cientistas que atuaram durante a fase crítica do desastre e mapatonas de mapeamento colaborativo da região da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. Mesa: O desafio do mapeamento colaborativo frente a desastres complexos. Paineis: ** O Fomento à Ciência Cidadã na resposta a emergências Profa. Dda. Fabiane Wiederkehr (UERGS) ** Dados abertos e programas livres para a redução dos riscos de desastres PD Dra. Raquel Dezidério Souto (IVIDES DATA e GeoCart-UFRJ) ** O poder e os desafios dos mapeamentos colaborativos na gestão de riscos de desastres Profa. Dra. Ivana Almeida de Figueiredo Jalowitzki (IESB) ** Mapatona (maratona de mapeamento) – HOT Tasking Manager – Projeto 16706

Censo de milhafres/mantas

Madeira, Açores (Portugal)

De 06 Abr até 07 Abr, 2024
O censo de milhafres/mantas nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, é um evento de ciência-cidadã coordenado pela SPEA, em que procuramos obter informação de base sobre as populações das subespécies de águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) existentes nos arquipélagos dos Açores e da Madeira. Apesar de ser uma das aves mais emblemáticas dos 2 arquipélagos, esta espécie tem sido pouco estudada, pelo que os dados recolhidos neste censo são ainda mais valiosos. O Censo de milhafres/mantas decorre uma vez por ano, durante um fim de semana no mês de março ou abril, nos arquipélagos dos Açores e da Madeira (com exceção das ilhas Flores e Corvo, nos Açores, e ilhas Desertas, na Madeira, onde não ocorre esta espécie).

Curso Ciência Cidadã na Prática: Medindo a Circunferência da Terra

Online

De 22 Mar até 01 Abr, 2024
A data do evento exibida aqui na Civis refere-se ao período de inscrição na atividade. Período de Realização do curso: de 06/04/2024 até 20/04/2024. Este curso visa difundir conhecimentos básicos de física, matemática e astronomia, por meio da reprodução conjunta e online do “experimento de Eratóstenes”. Inicialmente será apresentada uma palestra sobre tópicos da Física e o método científico. Após, será exposto o contexto histórico do experimento original e ensinado como realizá-lo. Por fim, será ensinado como analisar os dados, calcular a circunferência e raio da Terra e interpretar os resultados do experimento. O público alvo são professores da rede pública de ensino e o objetivo do curso é ensinar os professores a montar o experimento e obter os dados; realizar associações básicas de geometria e interpretar os resultados; entender o método científico e seu funcionamento. Não há pré-requisito. São 600 vagas para o curso ofertado de maneira totalmente virtual. O Socialab é uma plataforma que foi construída e pensada para auxiliar os pesquisadores e promover a ciência brasileira. Atualmente estamos ampliando nosso apoio para as escolas públicas com ações de doações e também iremos oferecer cursos de extensão como esse. PÚBLICO ALVO: Professores de ciências da rede pública de ensino Abordaremos nesse curso virtual (remoto): Demostração da curvatura da Terra. Contaremos com professores da USP e convidados nessa atividade que valerá certificado e será 100% gratuita.

Seleção de participantes voluntários no projeto Avaliação da qualidade do ar por meio da ciência cidadã

São Paulo (SP)

De 01 Fev até 31 Mar, 2024
O Laboratório de Análises da Exposição Humana a Contaminantes Ambientais (LEHCA) da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP) busca voluntários interessados em fazer parte do projeto “Avaliação da qualidade do ar por meio da ciência cidadã” de coordenação do Prof. Dr. Thiago Nogueira. A pesquisa tem como objetivo a criação de uma rede de ciência cidadã envolvendo moradores de diferentes regiões da cidade de São Paulo com a finalidade de produzir dados sobre a qualidade do ar local. Para isso, equipamentos de baixo custo serão instalados nas residências dos voluntários Para participar, os voluntários devem ter idade igual ou superior a 18 anos, residirem na cidade de São Paulo e possuírem acesso à internet Wi-Fi.

Convocatoria de ideas para diseñar y/o participar en proyectos de ciencia ciudadana



De 26 Jan até 05 Fev, 2024
Dentro del Programa de Ciencia Ciudadana, destinado a promover proyectos con este enfoque y a vincular a las diversas comunidades de la ciencia, el Vicerrectorado de Innovación Social, Empleabilidad y Emprendimiento, a través del Medialab, pone en marcha una convocatoria de ideas en el marco del proyecto Impronta Granada – Ciencia Ciudadana, financiado por la FECYT (FCT-22-18162), impulsado por la Universidad de Granada y la Diputación de Granada. En esta primera fase vamos a recopilar ideas que utilicen en enfoque de Ciencia Ciudadana. Aquellas personas interesadas en participar con una idea o propuesta, y que la misma se pueda convertir en un potencial proyecto de investigación, deberán cumplimentar el siguiente formulario hasta el día 05 de febrero 2024. Cada idea contará con uno o varios promotores/as. Puede participar cualquier persona (PDI, estudiantes, partes interesadas y ciudadanía en general) con interés en convertir un reto o problema existente en una cuestión científica. Te invitamos a que se pueda vincular con los retos sociales, aunque está abierto a cualquier temática. Toda idea contará con un personal investigador que pueda en un momento dado solicitar una convocatoria. Por ello, si sois una asociación o un estudiante, por ejemplo, podéis sugerir a algún investigador/a para poder solicitarla, o bien en caso de que la idea fuera elegida ayudaríamos a la búsqueda de esa persona.

Encontro Internacional de Educação Ambiental

Guimarães (Portugal)

De 25 Jan até 27 Jan, 2024
Este Encontro Internacional de Educação Ambiental pretende ser mais um palco para a partilha, o debate e a cooperação internacional, nos domínios da implementação de projetos, estudos, investigação e divulgação científica, com vista à melhoria da qualidade de vida das comunidades. Este evento apresenta quatro sessões relacionadas com ciência cidadã: Sessão no dia 25 de janeiro às 16:05 - Keynote speech "Unir a ciência cidadã e o conhecimento ecológico local para ecossistemas mais saudáveis", por Ronaldo Sousa da Universidade do Minho. No mesmo dia às 16:35, Bloco IV com 5 comunicações relacionadas com projetos de ciência cidadã, como "Comunicação eficaz de dados científicos num projeto de ciência cidadã, o EduCITY". No dia 26 de janeiro de manhã, Bloco V trará exemplos de projetos relacionados a cidades sustentáveis que podem envolver ciência cidadã, como de Dijon, França e Igualada, Espanha. Também no dia 26 de manhã, haverá uma mesa redonda sobre Democracia Participativa, que pode abordar o envolvimento da população através de iniciativas de ciência cidadã.

Vem Passarinhar Sampa – 2024

Jardim Novo Parelheiros, São Paulo (SP)
07:00
De 20 Jan até 20 Jan, 2024
A primeira edição do Vem Passarinhar Sampa - 2024 acontece no sábado (20), no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, Jardim Novo Parelheiros, na Zona Sul. O projeto acontece todos com saídas gratuitas para observação da avifauna da capital nos parques municipais, com monitoria, empréstimo de binóculos. A atividade promove a cidadania, por meio do uso e contato com os parques públicos, introduz as pessoas à observação de aves e à ciência cidadã, cria conexões com a natureza e reforça a importância da conservação de pássaros livres. Em 2023, os 12 eventos contaram com a participação total de mais de 670 pessoas, sendo que a edição realizada no mês de janeiro na RPPN Sítio Curucutu foi a mais concorrida, com 99 participantes. Para quem não tem, o projeto disponibiliza binóculos aos participantes para que eles possam observar as aves. Além disso, são apresentadas ferramentas gratuitas para que os voluntários possam contribuir com registros para compor o Inventário da Fauna Silvestre do Município de São Paulo. Crianças acompanhadas de seus responsáveis também são bem-vindas. Outra ferramenta utilizada durante a programaçãoi é a realização de listas no eBird (aplicativo contendo um banco de dados on-line de observações de aves fornecendo dados em tempo real sobre a distribuição e a abundância de aves). Para participar do evento basta preencher o formulário: Inscrição 20/01 - Vem Passarinhar Sampa, que também está disponível nos perfis do Instagram da @faunasvma ou da @savebrasil. Depois basta se cadastrar pelo aplicativo e-Bird e inserir quais foram as aves identificadas. O registro pode ser feito ao ver ou ouvir os pássaros, sem a necessidade de um número mínimo de espécies ou fotos. Com o intuito de facilitar o acesso dos participantes, é oferecido transporte gratuito de van ida e volta (sujeito à lotação), partindo sempre de alguma estação de transporte público. A recomendação durante o passeio é usar calça comprida, calçado fechado, chapéu ou boné, protetor solar e levar uma capa de chuva. Pode levar também algum lanche para o piquenique colaborativo que é feito ao final de cada edição.

NASA Space Apps Challenge

Unijorge Campus Paralela. Salvador (BA)

De 06 Out até 08 Out, 2023
Salvador, pelo 6º ano consecutivo, recebe o NASA Space Apps Challenge, maratona de inovação internacional que visa incentivar a colaboração entre governos, acadêmicos, empresas privadas, agências espaciais e o público em geral. A iniciativa irá acontecer em formato presencial, de sexta-feira (6) a domingo (8), na Unijorge Campus Paralela, e conta com patrocínio da Prefeitura de Salvador, através da Diretoria de Inovação da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit). Os participantes, já selecionados, terão a oportunidade única de trabalhar com dados reais da Nasa e propor soluções inovadoras para uma variedade de desafios propostos pela agência espacial. Os desafios abrangem diversas áreas, incluindo ciência cidadã, software, hardware, visualização de dados e arte. Após a prévia desta quarta-feira (4), a abertura oficial será realizada na sexta-feira (6) e as equipes vão atuar nos projetos no sábado (7) e domingo (8). O júri local para seleção dos projetos que seguirão na etapa mundial acontece na segunda-feira (9). O evento é gratuito ao participante.

Geração Cidadã de Dados

Online
10:00
De 19 Set até 20 Set, 2023
Pesquisadores das periferias do Rio de Janeiro, São Paulo e Pará vão se reunir nos dias 19 e 20 de setembro para o 1º Seminário de Geração Cidadã de Dados, um evento híbrido voltado para organizações e coletivos da sociedade civil que pensam e trabalham com dados para a transformação social. O objetivo é reunir grupos que estão gerando informações sobre territórios que são constantemente negligenciados pelo poder público e pelas pesquisas tradicionais. Foi frente às lacunas dos dados oficiais que surgiram iniciativas como o Cocôzap, ferramenta de monitoramento cidadã do saneamento básico no conjunto de favelas da Maré, e o Mapa da Desigualdade que, a partir de 40 indicadores, analisa o cenário de crise dos 22 municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Ambos são desenvolvidos pelo data_labe e pela Casa Fluminense, que juntos realizam o evento. O seminário está aberto à participação do público geral via transmissão online no YouTube e no Facebook da Casa Fluminense a partir das 10h. Serão cinco mesas de debates com nomes importantes no campo da pesquisa e metodologia para a consolidação do conceito de Geração Cidadã de Dados, entre elas Fogo Cruzado, Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), Rede de Observatório de Segurança, Gênero e Número e Movimento Plantaformas. As pessoas participantes vão discutir sobre os desafios de produzir indicadores voltados para favelas e periferias, dados racializados, o apagamento da população LGBTQIAP+ nas bases governamentais, além das tecnologias, ferramentas e estratégias para cobrar políticas públicas. Ao final dos dois dias de evento, as pessoas participantes vão elaborar uma carta de recomendações que será entregue às prefeituras e instituições de pesquisa e que contará com propostas para o incentivo ao desenvolvimento de novas formas de gerar dados com utilidade pública de forma cidadã nas periferias.

Dia do Tietê - 30 anos do Observando os Rios

SESC Pompeia (SP)
14:30
De 19 Set até 19 Set, 2023
Há 30 anos, a Fundação SOS Mata Atlântica, parceiros e voluntários monitoram a qualidade da água do maior rio do estado de São Paulo. O programa Observando o Tietê foi pioneiro e confluiu no atual projeto de ciência cidadã Observando os Rios, que acompanha mais de 230 rios por todo o bioma da Mata Atlântica. No dia 19 de setembro de 2023, vamos comemorar o aniversário do programa e lançar os novos dados de monitoramento do rio Tietê numa cerimônia no Sesc Pompeia, em São Paulo. Celebre conosco.
  • 1 (current)
  • 2
x
Este site utiliza cookies Mais informações. Tudo bem