busca Eventos

Filtrar

Eventos passados (6)

Painel "Território em crise: novas tecnologias, ciência cidadã e controle social, construindo possibilidades"

Auditório do IGC-UFMG
09:00
De 02 Dez até 04 Dez, 2025
O painel "Território em crise: novas tecnologias, ciência cidadã e controle social, construindo possibilidades" abre a programação do VI Simpósio de Modelagem de Sistemas Ambientais e Gestão da Paisagem, que vai de 2 a 4 de dezembro. A mesa reúne pesquisadoras que têm contribuído de forma decisiva para o debate sobre planejamento territorial, justiça socioambiental e inovação: Profa. Lussandra Gianasi, "Mapeamentos colaborativos e participativos, ciência cidadã no enfrentamento à injustiça climática, hídrica e social"; Ana Clara Mourão, "Geodesign como processo de compartilhamento de decisões em Territórios Inteligentes com foco no cidadão"; Sónia Carvalho Ribeiro, "Bioeconomia da sociobiodiversidade: oportunidades e desafios".

Segunda edición del monitoreo del Arroyo Ludueña

Santa Fe, Argentina

De 21 Fev até 10 Mar, 2025
El Gobierno de la Provincia convoca a la ciudadanía a participar de la segunda edición del monitoreo del Arroyo Ludueña, una iniciativa del Ministerio de Ambiente y Cambio Climático que apunta a integrar a vecinos y vecinas que quieran formar parte de un esfuerzo colaborativo para evaluar la calidad del agua y la biodiversidad. Esta actividad busca reforzar el vínculo entre la comunidad y el ambiente, promoviendo la participación en el cuidado del entorno natural. El monitoreo ciudadano se da en el marco del Plan de Abordaje Integral de la Cuenca del Arroyo Ludueña que lleva adelante el Ministerio de Ambiente y Cambio Climático de Santa Fe.¿Quiénes pueden participar? Equipos de entre 2 a 4 personas, mayores de 18 años y residentes en la provincial de Santa Fe. La convocatoria está abierta a equipos de entre 2 y 4 personas, mayores de 18 años y residentes en la provincia de Santa Fe. No se requiere experiencia previa, solo el compromiso de participar en dos encuentros obligatorios y recolectar datos al menos dos veces entre el 21 febrero y el 10 de marzo.

O Fomento à Ciência Cidadã na resposta a emergências no Seminário pelo Rio Grande do Sul


10:00
De 27 Set até 27 Set, 2024
Painel parte do seminário científico, 100% on-line, com a participação de cientistas que atuaram durante a fase crítica do desastre e mapatonas de mapeamento colaborativo da região da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. Mesa: O desafio do mapeamento colaborativo frente a desastres complexos. Paineis: ** O Fomento à Ciência Cidadã na resposta a emergências Profa. Dda. Fabiane Wiederkehr (UERGS) ** Dados abertos e programas livres para a redução dos riscos de desastres PD Dra. Raquel Dezidério Souto (IVIDES DATA e GeoCart-UFRJ) ** O poder e os desafios dos mapeamentos colaborativos na gestão de riscos de desastres Profa. Dra. Ivana Almeida de Figueiredo Jalowitzki (IESB) ** Mapatona (maratona de mapeamento) – HOT Tasking Manager – Projeto 16706

5ª Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação - Futuros Compartilhados: Modelos Colaborativos para Integração Ciência/Sociedade.

Brasília, DF
16:15
De 30 Jul até 30 Jul, 2024
Acompanhe e participe das discussões da mesa com transmissão ao vivo pelo YouTube do MCTI como parte da programação da 5a CNCTI. Eixo IV - Futuros Compartilhados: Modelos Colaborativos para Integração Ciência/Sociedade. COORDENAÇÃO: Marko Monteiro (Unicamp) DEBATEDORES: Sarita Albagli (IBICT/INCT Ciência Cidadã), Cristiane Pankararu (CGEN), Gabriela Di Giulio (USP) É a ciência cidadã na 5a Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação!

Vem Passarinhar Sampa – 2024

Jardim Novo Parelheiros, São Paulo (SP)
07:00
De 20 Jan até 20 Jan, 2024
A primeira edição do Vem Passarinhar Sampa - 2024 acontece no sábado (20), no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, Jardim Novo Parelheiros, na Zona Sul. O projeto acontece todos com saídas gratuitas para observação da avifauna da capital nos parques municipais, com monitoria, empréstimo de binóculos. A atividade promove a cidadania, por meio do uso e contato com os parques públicos, introduz as pessoas à observação de aves e à ciência cidadã, cria conexões com a natureza e reforça a importância da conservação de pássaros livres. Em 2023, os 12 eventos contaram com a participação total de mais de 670 pessoas, sendo que a edição realizada no mês de janeiro na RPPN Sítio Curucutu foi a mais concorrida, com 99 participantes. Para quem não tem, o projeto disponibiliza binóculos aos participantes para que eles possam observar as aves. Além disso, são apresentadas ferramentas gratuitas para que os voluntários possam contribuir com registros para compor o Inventário da Fauna Silvestre do Município de São Paulo. Crianças acompanhadas de seus responsáveis também são bem-vindas. Outra ferramenta utilizada durante a programaçãoi é a realização de listas no eBird (aplicativo contendo um banco de dados on-line de observações de aves fornecendo dados em tempo real sobre a distribuição e a abundância de aves). Para participar do evento basta preencher o formulário: Inscrição 20/01 - Vem Passarinhar Sampa, que também está disponível nos perfis do Instagram da @faunasvma ou da @savebrasil. Depois basta se cadastrar pelo aplicativo e-Bird e inserir quais foram as aves identificadas. O registro pode ser feito ao ver ou ouvir os pássaros, sem a necessidade de um número mínimo de espécies ou fotos. Com o intuito de facilitar o acesso dos participantes, é oferecido transporte gratuito de van ida e volta (sujeito à lotação), partindo sempre de alguma estação de transporte público. A recomendação durante o passeio é usar calça comprida, calçado fechado, chapéu ou boné, protetor solar e levar uma capa de chuva. Pode levar também algum lanche para o piquenique colaborativo que é feito ao final de cada edição.

Pré-Hack Week - No-Budget Science



De 18 Mai até 08 Jun, 2022
A Pré-Hack Week é o evento de lançamento da No-Budget Science Hack Week. São quatro semanas de debates online via Zoom sobre projetos colaborativos, financiamento científico, uso de evidência em políticas públicas e vida e cultura acadêmica. Os debates têm o objetivo de incentivar a discussão e gerar ideias para projetos da Hack Week. Essa discussão também acontece em um grupo aberto no Slack, em que pesquisadores interessados em participar podem se conhecer e identificar interesses em comum.Programação:18/5 – Retrospectiva Hack Week 2019-2021 – Juliane Fernandes (USP), Adriana Cabanelas (Firjan), Lucas Amaral (UFRJ) e Christian Limberger (UFRGS); 25/5 – Financiamento Científico – Odir Dellagostin (CONFAP), Kleber Neves (UFRJ) e Jerson Lima (FAPERJ); 1/6 – Evidência e Políticas Públicas – Paulo Almeida (Instituto Questão de Ciência), Natália Koga (IPEA) e Diana Moreira (UC-Davis); 8/6 – Vida e Carreira Científica - Bruno Paranhos (Coractium) e Flávia Calé (ANPG), Patrícia Paiva (CAPES).
x
Este site utiliza cookies Mais informações. Tudo bem