busca Eventos

Filtrar

Eventos passados (7)

Pós-doutorado em ciência cidadã e cidades sustentáveis na UFSCar

São Carlos, SP, Brazil

De 31 Jul até 09 Ago, 2024
O prazo de inscrição vai até 9 de agosto. Entre os requisitos estão: conhecimentos sobre biodiversidade e serviços ecossistêmicos e boa comunicação com diferentes agentes sociais. Oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP pelo projeto “Territórios urbanos e suas áreas verdes: biodiversidade e desenvolvimento sustentável em sistemas adaptativos complexos”. A pesquisa é conduzida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no âmbito do Programa BIOTA-FAPESP. A vaga requer conhecimentos sobre biodiversidade e serviços ecossistêmicos, boa comunicação com diferentes agentes sociais, conhecimento de coleta e análise no contexto da pesquisa-ação, coprodução, transdisciplinaridade e/ou ciência cidadã. Além disso, o candidato deve ser capaz de escrever artigos científicos em inglês, ter disponibilidade para residir em São Carlos e para atuar nas cidades de Araras, Campina do Monte Alegre, São Carlos e Sorocaba. A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 12.000,00 mensais a partir de 1º de agosto e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação.

Pesquisa WikiAves

Online

De 16 Jul até 16 Ago, 2024
Se você já usou, ou está usando atualmente, qualquer conteúdo do WikiAves para auxiliar suas atividades de ensino ou curso que ministra, responda ao questionário. Você gastará apenas 2 min. Nos últimos anos, a ciência cidadã tem ganhado significativa atenção dentro das instituições de pesquisa brasileiras, bem como no poder público, onde políticas para incentivar essa abordagem científica têm sido planejadas e discutidas. Portanto, é importante compreender como estão sendo usadas plataformas já bastante conhecidas entre os brasileiros, como é o caso do WikiAves. Suas respostas poderão orientar novos investimentos em ciência cidadã no Brasil que consigam promover conscientização ambiental em larga escala.

Activación de la ciencia ciudadana y mapeo abierto para la preparación a emergencia y desastres

Online
16:00
De 17 Mai até 17 Mai, 2024
En esta presentación se demostrará la utilidad del mapeo abierto y la ciencia ciudadana a través de la cartografía en OpenStreetMap, desde la perspectiva del uso de datos resultantes por las instituciones públicas. Se hará una introducción OpenStreetMap, para luego poner en perspectiva su uso en dos casos significativos en la región de preparación y reacción a emergencia. En esta jornada nos compartirán su ponencia los doctores Celine Jacquin, geógrafa francesa que se ha desempeñado como investigadora de estudios urbanos, activista en tecnología cívica y datos abiertos; y Virgilio Benavides Hilgert, licenciado en matemáticas y computación de la Universidad de Brescia, quien es un destacado experto en información geográfica.

Convocatoria de ideas para diseñar y/o participar en proyectos de ciencia ciudadana



De 26 Jan até 05 Fev, 2024
Dentro del Programa de Ciencia Ciudadana, destinado a promover proyectos con este enfoque y a vincular a las diversas comunidades de la ciencia, el Vicerrectorado de Innovación Social, Empleabilidad y Emprendimiento, a través del Medialab, pone en marcha una convocatoria de ideas en el marco del proyecto Impronta Granada – Ciencia Ciudadana, financiado por la FECYT (FCT-22-18162), impulsado por la Universidad de Granada y la Diputación de Granada. En esta primera fase vamos a recopilar ideas que utilicen en enfoque de Ciencia Ciudadana. Aquellas personas interesadas en participar con una idea o propuesta, y que la misma se pueda convertir en un potencial proyecto de investigación, deberán cumplimentar el siguiente formulario hasta el día 05 de febrero 2024. Cada idea contará con uno o varios promotores/as. Puede participar cualquier persona (PDI, estudiantes, partes interesadas y ciudadanía en general) con interés en convertir un reto o problema existente en una cuestión científica. Te invitamos a que se pueda vincular con los retos sociales, aunque está abierto a cualquier temática. Toda idea contará con un personal investigador que pueda en un momento dado solicitar una convocatoria. Por ello, si sois una asociación o un estudiante, por ejemplo, podéis sugerir a algún investigador/a para poder solicitarla, o bien en caso de que la idea fuera elegida ayudaríamos a la búsqueda de esa persona.

BioGeoMar: Bioblitz verão 2024

Brasil

De 01 Jan até 31 Jan, 2024
Neste verão você também poderá participar contribuindo com suas observações dos animais e plantas do litoral brasileiro em um grande projeto de ciência cidadã! Todas as observações feitas em janeiro de 2024 serão utilizadas para fazer mapas da distribuição da biodiversidade do litoral brasileiro. Vale foto de organismos encontrados na praia, no mergulho, no passeio de barco. Para aqueles que são taxonomistas ou especialmente conhecedores de algum grupo, ajudar com o refinamento da identificação das fotos que serão registradas na plataforma. Quem está organizando esse projeto são cientistas taxonomistas de várias universidades do Brasil. Para garantir sua participação, cadastre-se na plataforma iNaturalist (https://www.inaturalist.org/) e registre-se no projeto BioGeoMar: Bioblitz verão 2024 (https://www.inaturalist.org/projects/biogeomar-bioblitz-verao-2024). Ficaremos muito honrados e felizes com sua contribuição na identificação dos organismos presentes no litoral brasileiro. Caso consiga contribuir, o que será muito valioso para nós, solicitamos que preencha o formulário a seguir com suas informações de contato e grupos taxonômicos de maior afinidade: https://forms.gle/CwihYY93iJesSDgq5.

Chamada para dossiê sobre o conceito de interação e saúde



De 09 Nov até 20 Fev, 2024
O prazo de submissão é até 20 de fevereiro de 2024. Participe do dossiê "Cuidados-em-interação: práticas, saberes e reflexividade na saúde" e contribua para o avanço do conhecimento sobre a interação nos cuidados em saúde. Um dos eixos temáticos que terão as contribuições privilegiadas é o de "Participação de cidadãos em dispositivos de coanálise das práticas de serviço e de atendimento (ciência cidadã)". O dossiê tem o objetivo de mobilizar o conceito de cuidados-em-interação, compreendendo a noção de interação como indissociável e constitutiva da comunicação. Para isso, lança duas perguntas iniciais: 1. Como a interatividade está sendo operada em diferentes ambientes e cenas, sobretudo com relação a temas da saúde? 2. De que formas as abordagens microanalíticas dos estudos sobre as interações podem contribuir para a compreensão dos processos sociais? Confira mais informações na página do evento. A Reciis é um periódico interdisciplinar trimestral editada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) de acesso aberto, revisado por pares e sem ônus para o autor. Recebe textos em fluxo contínuo e a partir de chamadas públicas para dossiês temáticos. Publica textos inéditos de interesse para as áreas de comunicação, informação e saúde; em português, inglês, espanhol ou francês. Ao submeter o trabalho, é necessário preencher a categoria Dossiê Cuidados-em-interação: práticas, saberes e reflexividade na saúde. Caso a categoria não esteja indicada, o manuscrito será considerado para a avaliação do fluxo regular da revista.

Innovative INOS - Citizen Science and Open Science event

online

De 03 Mai até 04 Mai, 2022
Nos dias 3 e 4 de maio, o projeto INOS (Integrating open and citizen science into active learning approach in higher education) vai realizar um evento online de dois dias para apresentar os resultados e produtos do projeto. O evento será dividido em três áreas de discussão:1) Uma introdução geral aos principais conceitos por meio de palestras e casos de usuários para ilustrar as maneiras pelas quais as Instituições de Ensino Superior (IES) integram a ciência aberta e cidadã em suas práticas. (3 de maio pela manhã)2) Uma abordagem prática com workshops sobre ferramentas pedagógicas e boas práticas desenvolvidas através do projeto INOS. Saiba mais sobre ensinar, aprender e fazer atividades de conhecimento aberto e inovação em IES e trocar suas próprias experiências. (3 de maio pela tarde)3) Uma discussão inspiradora sobre o papel social das universidades através de palestras, um Knowledge Café e uma mesa redonda. Com base em exemplos do campo, diferentes oradores de dentro e de fora do projeto INOS vão discutir o impacto social e inovador que resulta da prática da ciência aberta e cidadã nas IES. (4 de maio pela manhã)O Knowledge Café será realizado em modo híbrido em Bordeaux no dia 3 de maio às 18h. Os participantes locais e online participarão juntos de uma discussão interativa sobre o uso de dados abertos e seus impactos sociais. INSCREVA-SE AQUI: http://ow.ly/kncj50Izne5 Para mais informações sobre a programação do evento e para se inscrever, acesse o site do INOS.
x
Este site utiliza cookies Mais informações. Tudo bem