busca Eventos
Eventos futuros (1)
Congreso Iberoamericano de Ciencia Aberta
Quito, Ecuador (Híbrido)De 25 Nov até 27 Nov, 2025
O Congresso Iberoamericano de Ciência Aberta 2025 é um evento que busca criar um espaço de diálogo entre Academia, Estado e Sociedade Civil sobre o direito à ciência e a promoção de transformações na forma como a ciência é compreendida, através de uma perspectiva inclusiva, aberta, participativa e responsável. O evento abordará temas cruciais como inteligência artificial na ciência aberta, revistas predatórias, ciência cidadã, políticas de sustentabilidade, infraestruturas abertas, monitoramento e avaliação, e habilidades e divulgação. O congresso acontecerá de 25 a 27 de novembro de 2025 em formato híbrido, com apresentações online e conferências magistrais presenciais em Quito, Equador. O evento é gratuito e inclui diversas atividades como conferências magistrais, laboratórios, painéis de discussão e apresentação de trabalhos em formato de artigos, pôsteres e peças artísticas. Os interessados podem submeter trabalhos até 15 de agosto, nos idiomas espanhol, português ou inglês (este último com tradução obrigatória para uma das línguas oficiais).
Eventos passados (7)
Desafios jurídico-normativos dos dados em Ciência Cidadã
Online16:00
De 26 Nov até 26 Nov, 2024
A 2ª edição do Ciclo de Webinários "Diálogos em Ciência Cidadã" já tem data marcada, tema e convidados. Será no dia 26/11 (terça), às 16h, ao vivo pelo canal do YT do Ibict. O assunto central será "Desafios jurídico-normativos dos dados em Ciência Cidadã".
Confira quem são os convidados!
- Allan Rocha de Souza: Professor e pesquisador de direitos autorais e culturais no Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento (PPED/UFRJ); de direito civil e propriedade intelectual do curso de direito do ITR/UFRRJ; de direitos autorais na especialização em PI da PUC-RJ. Diretor Científico e Presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Autorais (IBDAutoral). Consultor jurídico de direitos autorais da FIOCRUZ e outras instituições. Advogado.
- Vinícius de Araújo Oliveira: Atualmente é Coordenador-Geral de Monitoramento, Avaliação e Inteligência Analítica da Secretaria de Atenção Primária à Saúde / Ministério da Saúde. Médico (2003) e mestre em saúde pública (2007) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador do CIDACS / Fiocruz Bahia em Epidemiologia e Saúde Digital.
- Luca Schirru: Pesquisador de pós-doutorado no Instituto Nacional de Ciência Cidadã. Diretor executivo e pesquisador no Instituto Brasileiro de Direitos Autorais. Professor (PUC-Rio), Pesquisador, Advogado e Consultor Jurídico em Direitos Autorais.
Importância da Ciência Cidadã para a avaliação do status de conservação das espécies de borboletas ameaçadas de extinção
Belém (PA)10:00
De 13 Jul até 13 Jul, 2024
Tipo:
Palestra
Categoria:
Programação ExpoT&C
Local:
Tenda da ExpoT&C
Seleção de participantes voluntários no projeto Avaliação da qualidade do ar por meio da ciência cidadã
São Paulo (SP)De 01 Fev até 31 Mar, 2024
O Laboratório de Análises da Exposição Humana a Contaminantes Ambientais (LEHCA) da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP) busca voluntários interessados em fazer parte do projeto “Avaliação da qualidade do ar por meio da ciência cidadã” de coordenação do Prof. Dr. Thiago Nogueira.
A pesquisa tem como objetivo a criação de uma rede de ciência cidadã envolvendo moradores de diferentes regiões da cidade de São Paulo com a finalidade de produzir dados sobre a qualidade do ar local. Para isso, equipamentos de baixo custo serão instalados nas residências dos voluntários
Para participar, os voluntários devem ter idade igual ou superior a 18 anos, residirem na cidade de São Paulo e possuírem acesso à internet Wi-Fi.
Chamada para dossiê sobre o conceito de interação e saúde
De 09 Nov até 20 Fev, 2024
O prazo de submissão é até 20 de fevereiro de 2024. Participe do dossiê "Cuidados-em-interação: práticas, saberes e reflexividade na saúde" e contribua para o avanço do conhecimento sobre a interação nos cuidados em saúde. Um dos eixos temáticos que terão as contribuições privilegiadas é o de "Participação de cidadãos em dispositivos de coanálise das práticas de serviço e de atendimento (ciência cidadã)". O dossiê tem o objetivo de mobilizar o conceito de cuidados-em-interação, compreendendo a noção de interação como indissociável e constitutiva da comunicação. Para isso, lança duas perguntas iniciais: 1. Como a interatividade está sendo operada em diferentes ambientes e cenas, sobretudo com relação a temas da saúde? 2. De que formas as abordagens microanalíticas dos estudos sobre as interações podem contribuir para a compreensão dos processos sociais? Confira mais informações na página do evento. A Reciis é um periódico interdisciplinar trimestral editada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) de acesso aberto, revisado por pares e sem ônus para o autor. Recebe textos em fluxo contínuo e a partir de chamadas públicas para dossiês temáticos. Publica textos inéditos de interesse para as áreas de comunicação, informação e saúde; em português, inglês, espanhol ou francês. Ao submeter o trabalho, é necessário preencher a categoria Dossiê Cuidados-em-interação: práticas, saberes e reflexividade na saúde. Caso a categoria não esteja indicada, o manuscrito será considerado para a avaliação do fluxo regular da revista.
Webinar Ciência cidadã: desafios e oportunidades
Online10:00
De 23 Jun até 23 Jun, 2023
O painel, que faz parte do Seminário CindaLab – SciELO 25 Anos, irá apresentar um panorama de temas em debate e de experiências em curso sobre ciência cidadã, a partir de uma perspectiva estendida da coprodução de conhecimentos e da abertura da ciência, especialmente seu papel nas agendas e controvérsias sobre as questões e desafios no enfrentamento das emergências socioambientais atuais. Sarita Albagli (IBICT-UFRJ), Allan Yu Iwama (UFPB), Alana Moraes (IBICT-UFRJ), Vanessa Jorge (Fiocruz) e Luana Rocha (IBICT-UFRJ) vão apresentar os desafios da ciência cidadã em um mundo de catástrofes, o panorama das Iniciativas em curso no Brasil, os parâmetros e indicadores de avaliação de ciência cidadã e a Civis, plataforma de ciência cidadã do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.
Ciência Cidadã - Impacto nas Sociedades
Online e Pádua (Itália)05:30
De 29 Mai até 29 Mai, 2023
O evento será realizado em inglês e proporcionará aos participantes de qualquer formação um enquadramento das metodologias mais comuns aplicadas em processos de avaliação económica, visando ajudá-los a compreender a lógica e o objetivo habitualmente seguidos pelos economistas nas tentativas de avaliação de projetos europeus, com particular enfoque na Projetos de Ciência Cidadã. Os objetivos do evento é de compartilhar know-how, boas práticas, exemplos de sucesso e problemas na aplicação dessas metodologias a esses projetos inovadores. Numa primeira fase, uma exposição mais teórica irá dar a conhecer aos participantes os métodos e as respetivas potencialidades e fragilidades, num contexto mais genérico. Posteriormente, exemplos do mundo real serão fornecidos e discutidos para destacar como os métodos foram implementados com sucesso e não, para extrair lições valiosas da prática. Por fim, será feita uma recapitulação dos pontos anteriores, seguida de considerações sobre os métodos de implementação e estimativa que ainda precisam ser respondidos com clareza para proporcionar avaliações melhores e mais corretas. Os convidados serão: Professora Chiara D’Alpaos (Economic Evaluation of Projects), Professor Cesare Dosi (Dean of the Faculty of Economics and Public Economics Professor) e Professor Luciano Greco (Director of CRIEP and Public Economics Professor), todes da Universidade de Padua (Itália).
Oficina “Indicadores de avaliação e apoio à Ciência Cidadã”
09:30
De 05 Jul até 05 Jul, 2022
Abertas as inscrições para a oficina “Indicadores de avaliação e apoio à Ciência Cidadã”, que acontece de forma virtual no dia 5 de julho, das 9h30 às 12h30, durante o II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã. O objetivo é apresentar, debater e receber contribuições para a matriz de diretrizes e indicadores em Ciência Cidadã proposta no âmbito do Marco 5 “Proposição de indicadores para Ciência Cidadã” do Compromisso “Transparência em Ciência: novos mecanismos de avaliação para o avanço da Ciência Aberta”, do 5º Plano de Ação Nacional para Governo Aberto. Os resultados desse trabalho serão apresentados e discutidos com as principais agências de financiamento à pesquisa do país.As vagas são limitadas. O prazo para inscrição se encerra em 3 de julho ou quando o número de vagas for preenchido.