busca Eventos

Filtrar

Eventos passados (10)

Webinar Monitoramento participativo da biodiversidade em Unidades de Conservação

Online
14:00
De 13 Nov até 13 Nov, 2024
PROGRAMAÇÃO 14:00-14:30 - MATER NATURA (PR) PROJETO SELVA TURISMO CIENTÍFICO E CIÊNCIA CIDADÃ 14:30-15:00 - INSTITUTO MAMEDE (MS) TURISMO CIENTÍFICO E CIÊNCIA CIDADÃ EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO 15:00-15:30 - FUNDAÇÃO FLORESTAL (SP) CIÊNCIA CIDADÃ NO PE ILHA ANCHIETA 15:30-16:00 - INSTITUTO NACIONAL DA MATA ATLÂNTICA (ES) COAXOS DE CIÊNCIA E CONSERVAÇÃO 16:00 16:30 - NAILA 107( PR) TECNOLOGIA NO MONITORAMENTO E GESTÃO DA BIODIVERSIDADE

Foro CILAC 2024

San Andrés Isla, Colombia

De 21 Out até 23 Out, 2024
Hasta el 31 de marzo de 2024, puedes presentar una propuesta para integrar el programa del Foro. Llega la cuarta edición del Foro Abierto de Ciencias de América Latina y el Caribe, que tendrá lugar en San Andrés Isla, Colombia, del 21 al 23 de octubre de 2024. Considerado el hub regional de la ciencia, la tecnología y la innovación, CILAC es una plataforma para debatir, planificar y monitorear políticas eficaces con la meta de alcanzar los Objetivos de Desarrollo Sostenible de la Agenda 2030. Enfocado en el concepto central de “Ciencia que dialoga” en su cuarta edición, el Foro CILAC 2024 será un espacio en el que gobiernos, universidades, empresas, investigadores, sociedad civil y medios podrán debatir, planificar y monitorear la integración de la ciencia, la tecnología y la innovación para el desarrollo sostenible en América Latina y el Caribe. Colombia será país anfitrión de este encuentro internacional, que a su vez será accesible desde todo el mundo vía streaming.

5ª Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação - Futuros Compartilhados: Modelos Colaborativos para Integração Ciência/Sociedade.

Brasília, DF
16:15
De 30 Jul até 30 Jul, 2024
Acompanhe e participe das discussões da mesa com transmissão ao vivo pelo YouTube do MCTI como parte da programação da 5a CNCTI. Eixo IV - Futuros Compartilhados: Modelos Colaborativos para Integração Ciência/Sociedade. COORDENAÇÃO: Marko Monteiro (Unicamp) DEBATEDORES: Sarita Albagli (IBICT/INCT Ciência Cidadã), Cristiane Pankararu (CGEN), Gabriela Di Giulio (USP) É a ciência cidadã na 5a Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação!

Activación de la ciencia ciudadana y mapeo abierto para la preparación a emergencia y desastres

Online
16:00
De 17 Mai até 17 Mai, 2024
En esta presentación se demostrará la utilidad del mapeo abierto y la ciencia ciudadana a través de la cartografía en OpenStreetMap, desde la perspectiva del uso de datos resultantes por las instituciones públicas. Se hará una introducción OpenStreetMap, para luego poner en perspectiva su uso en dos casos significativos en la región de preparación y reacción a emergencia. En esta jornada nos compartirán su ponencia los doctores Celine Jacquin, geógrafa francesa que se ha desempeñado como investigadora de estudios urbanos, activista en tecnología cívica y datos abiertos; y Virgilio Benavides Hilgert, licenciado en matemáticas y computación de la Universidad de Brescia, quien es un destacado experto en información geográfica.

Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo, Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES
09:00
De 26 Mar até 27 Mar, 2024
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) torna público o período de inscrições para a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, uma iniciativa da Secti em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para estimular contribuições que direcionam a construção da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Durante a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, serão abordados diversos temas relevantes, desde questões relacionadas à pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico até iniciativas inovadoras em diferentes setores da sociedade. Por meio de palestras, mesas-redondas, workshops e grupos de trabalho, os participantes terão a oportunidade de trocar conhecimentos, compartilhar experiências e propor soluções para os desafios enfrentados pelo estado e pelo país no campo da ciência e tecnologia. Além disso, a conferência não apenas promove a participação ativa dos cidadãos, mas também fortalece a integração entre instituições acadêmicas, empresas, órgãos governamentais e a sociedade civil. Essa colaboração multidisciplinar e multissetorial é essencial para impulsionar a inovação, estimular o empreendedorismo e promover o desenvolvimento econômico e social sustentável.

Investigación doctoral y Ciencia Ciudadana

Online
12:00
De 15 Fev até 15 Fev, 2024
Las Escuelas de Doctorado de cinco universidades públicas madrileñas (Universidad de Alcalá, Universidad Autónoma, Universidad Politécnica, Universidad Rey Juan Carlos y Universidad Complutense, ) han organizado un ciclo interuniversitario de formación doctoral, abierto de forma conjunta, dirigido a estudiantes de doctorado de estas universidades. Presentamos la segunda actividad formativa que llevará por título “Investigación doctoral y Ciencia Ciudadana." La ponencia será desarrollada por Maite Pelacho, actualmente Coodinadora del Observatorio de la Ciencia en España. Física con experiencia en investigación medioambiental y filosofía de la ciencia, es investigadora y gestora de proyectos de ciencia ciudadana en la Fundación Ibercivis. Ha investigado y participado en proyectos de ciencia ciudadana desde 1994. Ha trabajado en la coordinación y puesta en marcha de diferentes planes de fortalecimiento de la ciencia ciudadana en España, concretamente con la Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología y el Ministerio de Universidades. Podrán participar estudiantes de doctorado de las cinco universidades organizadoras del evento y hasta un máximo de 200 estudiantes de cada universidad.

Ciencia ciudadana y participativa: nuevas plataformas y alianzas

Online
11:00
De 05 Dez até 05 Dez, 2023
Les invitamos a sumarse a nuestro webinario de cierre de año “Ciencia ciudadana y participativa: nuevas plataformas y alianzas”. Presentaremos las sinergias y oportunidades que estamos tejiendo para nuestras comunidades desde la Red Iberoamericana de Ciencia Participativa (RICAP), la Red Brasileña de Ciencia Ciudadana (RBCC), la Alianza Aguas Amazónicas (AAA), el Instituto Brasileño de Información en Ciencia y Tecnología (IBICT) con CIVIS Plataforma de Ciencia Ciudadana.

Hackatona SUS Digital

Brasília (DF)

De 21 Nov até 23 Nov, 2023
Tornar disponíveis para o Sistema Único de Saúde (SUS) e a sociedade, especialmente do Distrito Federal (DF), soluções digitais para o enfrentamento de crises sanitárias e seus efeitos diretos ou secundários, como na Covid-19. Este é o objetivo da Hackatona SUS Digital, que está com as inscrições abertas até 15 de novembro. O edital foi lançado pela Fiocruz Brasília, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Os projetos podem ser voltados a: tecnologias de saúde digital para enfrentamento da Covid-19 e suas consequências de caráter sanitário, social e econômico; transformação digital para adaptar as instituições de saúde aos novos contextos das tecnologias digitais em ascensão e dos modelos de gestão ligados a elas; desenvolvimento da ciência cidadã; fortalecimento da participação social e dos demais princípios e diretrizes do SUS; interoperabilidade entre sistemas baseados no padrão SUS; inteligência artificial no diagnóstico; telemedicina e saúde digital; big data na pesquisa médica; cibersegurança na saúde digital; e uso de blockchain na saúde. A Hackatona SUS Digital segue o modelo de outras versões já realizadas pela instituição. Após a primeira etapa, as propostas selecionadas passarão para a fase de desenvolvimento de protótipos, e serão incubadas no Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade da Fiocruz Brasília. Para a etapa de incubação, está previsto um montante de R$ 150 mil, no formato de bolsas de estímulo à pesquisa. Na etapa de incorporação da tecnologia, valores de até R$ 400 mil serão distribuídos entre os projetos qualificados e indicados pela SES-DF, de acordo com as atividades, nível de complexidade e necessidade de equipamentos.

Metodologia científica ao alcance de todos

Online
15:00
De 13 Nov até 13 Nov, 2023
A pesquisadora do Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE), a Professora Celicina Borges de Azevedo, realizará um seminário sobre o tema "Metodologia científica ao alcance de todos". O seminário será realizado de forma remota e transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do PICCE. O seminário é aberto à comunidade e tem como público-alvo pessoas interessadas na metodologia científica como uma alternativa para promover a ciência cidadã. O objetivo é unir alunos, professores e pesquisadores em prol da ciência. O Programa conta com o apoio financeiro da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) do Estado do Paraná, por meio da Fundação Araucária. Ele possibilita a construção de um Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) na área de Educação para a Ciência, com a meta de estruturar uma Rede Paranaense de Pesquisadores e Instituições dedicadas à Divulgação e Popularização da Ciência.

Ciencia ciudadana: dimensión clave de la Ciencia Abierta

Online
17:00
De 25 Out até 25 Out, 2023
Neste encontro Sarita Albagli, Julio Gaitán (Centro de Internet e Sociedade ISUR da Universidade de Rosário) e Guillermina D'Onofrio (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da Argentina) abordarão a ciência cidadã como um fator crítico para o desenvolvimento da ciência aberta e como o mapa de atores do conhecimento é enriquecido com novos agentes, novas lógicas, novos interesses, novas linguagens e novos conhecimentos. Pretende-se responder perguntas como: Qual é a importância de promover a incorporação da ciência cidadã como elemento essencial das políticas e práticas de ciência aberta? Quais são os maiores desafios para a instalação de plataformas de intercâmbio e criação conjunta de conhecimento entre a comunidade científica e a sociedade? Como superar as lacunas entre o conhecimento científico, o conhecimento empírico e o conhecimento ancestral? Como articular as diferentes lógicas? Que experiências podem ser identificadas nesse sentido?
  • 1 (current)
  • 2
x
Este site utiliza cookies Mais informações. Tudo bem