busca Eventos
Eventos passados (2)
5ª Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação - Futuros Compartilhados: Modelos Colaborativos para Integração Ciência/Sociedade.
Brasília, DF16:15
De 30 Jul até 30 Jul, 2024
Acompanhe e participe das discussões da mesa com transmissão ao vivo pelo YouTube do MCTI como parte da programação da 5a CNCTI. Eixo IV - Futuros Compartilhados: Modelos Colaborativos para Integração Ciência/Sociedade.
COORDENAÇÃO: Marko Monteiro (Unicamp) DEBATEDORES: Sarita Albagli (IBICT/INCT Ciência Cidadã), Cristiane Pankararu (CGEN), Gabriela Di Giulio (USP)
É a ciência cidadã na 5a Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação!
Hackatona SUS Digital
Brasília (DF)De 21 Nov até 23 Nov, 2023
Tornar disponíveis para o Sistema Único de Saúde (SUS) e a sociedade, especialmente do Distrito Federal (DF), soluções digitais para o enfrentamento de crises sanitárias e seus efeitos diretos ou secundários, como na Covid-19. Este é o objetivo da Hackatona SUS Digital, que está com as inscrições abertas até 15 de novembro. O edital foi lançado pela Fiocruz Brasília, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Os projetos podem ser voltados a: tecnologias de saúde digital para enfrentamento da Covid-19 e suas consequências de caráter sanitário, social e econômico; transformação digital para adaptar as instituições de saúde aos novos contextos das tecnologias digitais em ascensão e dos modelos de gestão ligados a elas; desenvolvimento da ciência cidadã; fortalecimento da participação social e dos demais princípios e diretrizes do SUS; interoperabilidade entre sistemas baseados no padrão SUS; inteligência artificial no diagnóstico; telemedicina e saúde digital; big data na pesquisa médica; cibersegurança na saúde digital; e uso de blockchain na saúde.
A Hackatona SUS Digital segue o modelo de outras versões já realizadas pela instituição. Após a primeira etapa, as propostas selecionadas passarão para a fase de desenvolvimento de protótipos, e serão incubadas no Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade da Fiocruz Brasília.
Para a etapa de incubação, está previsto um montante de R$ 150 mil, no formato de bolsas de estímulo à pesquisa. Na etapa de incorporação da tecnologia, valores de até R$ 400 mil serão distribuídos entre os projetos qualificados e indicados pela SES-DF, de acordo com as atividades, nível de complexidade e necessidade de equipamentos.