LabJaca - Favela gerando dados
Somos um laboratório de pesquisa, formação e produção de dados e narrativas sobre as favelas e periferias, localizado na favela do Jacarezinho, zona norte do Rio de Janeiro.
O grupo é formado 100% por jovens negros que tem o audiovisual como carro chefe para divulgação científica dos dados e a potencialização das narrativas faveladas e periféricas, tornando a pesquisa acessível para a população.
Surgimos a partir da pandemia de COVID-19, na campanha do “Jaca contra o Corona”, que atendeu 3.000 famílias em vulnerabilidade social no Jacarezinho, sabendo que os dados oficiais não condizem com a realidade do território.
Nosso objetivo principal é desmarginalizar a narrativa do morador de favela, valorizando o conhecimento que provém das comunidades para que sejam pautadas políticas públicas que visem fomentar esses territórios, gerando impacto social.
Por meio da geração cidadã de dados realizada em parceria com os moradores e instituições, traçamos ações que representam nossas reais demandas e acompanhamos o desenvolvimento local, propondo meios para a inversão do cenário atual.