Programa GLOBE
O Programa GLOBE é um programa internacional de ciência e educação ambiental que promove a participação de estudantes, professores, cientistas e cidadãos em coletas de dados ambientais e estudos científicos, contribuindo de maneira significativa para a compreensão do meio ambiente em escalas locais, regionais e globais. O Programa GLOBE, que significa Programa Global de Aprendizagem e Observações em Benefício do Meio Ambiente (do inglês, Global Learning and Observations to Benefit the Environment), foi implementado pela Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) em 1994. O Programa conta com uma rede formada por 126 países, mais de 38 mil escolas, 42 mil professores e 228 mil cientistas cidadãos.
Entre as ações do programa, os participantes coletam dados ambientais seguindo protocolos desenvolvidos por cientistas, testados em salas de aula e executados por estudantes em todo o mundo. Esses dados científicos são disponibilizados em uma plataforma aberta de visualização de dados GLOBE a todos interessados, não apenas aos participantes do programa. A plataforma do GLOBE possui um histórico de dados desde 1995 com mais de 218 milhões de dados ambientais registrados até hoje. O programa permite a investigação de várias áreas da ciência ambiental, como atmosfera (clima), hidrologia, solos, cobertura do solo (vegetação) e fenologia (estudo dos ciclos de vida animal e vegetal).
O Brasil passou a integrar o programa GLOBE em 30 de junho de 2015 através do acordo de cooperação entre a NASA e a AEB. Desde então foram realizados no Brasil 25 workshops (presenciais e on-line), sendo capacitados 660 professores e cadastradas 205 escolas atendendo as cinco regiões do Brasil. Além dos professores, o Brasil conta com mais de 5 mil Cientistas Cidadãos que participam do programa por meio do aplicativo para dispositivos móveis, o GLOBE Observer. Atualmente, mais de 51 mil dados ambientais foram coletados em território nacional.
Como participar
Para participar como Cientista Cidadão é preciso baixar e fazer o cadastro pelo aplicativo para dispositivos móveis, o GLOBE Observer. O aplicativo permite a coleta e análise de dados ambientais nos Protocolos de Nuvens, Mosquito, Árvore e Cobertura da Terra. Além disso, é possível registrar fotos de amostras, georreferenciar o local de coleta de dado e receber notificações de passagens de satélites ambientais em sua localidade.