Bichos do PEFI
O projeto é uma iniciativa da Diretoria de Biodiversidade e Biotecnologia - SEMIL e tem como objetivo a formação de um banco de dados sobre a diversidade de fauna silvestre do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga - PEFI, de forma colaborativa e voluntária.
O projeto também busca promover o conhecimento e a valorização da área e uma maior aproximação das pessoas com a natureza. Além das várias pessoas engajadas, o projeto conta com o apoio técnico da Rede Brasileira de Naturalistas (RBN).
O PEFI é Unidade de Conservação de proteção integral, é considerado a terceira maior reserva de Mata Atlântica do município de São Paulo.
Para visitar o PEFI, busque informações com as instituições que permitem a visitação (tais como: Cientec-USP, Zoo SP e Jardim Botânico SP) e IMPORTANTE, respeite o acesso somente as áreas permitidas de acesso nas respectivas instituições.
O Projeto incentiva o uso responsável da plataforma iNaturalist.
-
Não deixe seus resíduos ao visitar a UC;
-
Não faça coleta de nenhum organismos vivo que vive na UC;
-
Não ofereça nenhum tipo de alimentos para os animais silvestres.
Para saber mais sobre o PEFI:
Livro PEFI: Conservação, pesquisa e educação
Vídeo documentário Raízes do PEFI
Boas observações e ou sugestões de identificações!
Como participar
O Projeto Bichos do PEFI utiliza a plataforma gratuita iNaturalist. A ferramenta permite que qualquer pessoa registre e compartilhe fotos ou áudios, acompanhados das respectivas localizações geográficas, de espécies observadas em qualquer lugar do mundo, enquanto especialistas auxiliam na identificação dos registros, os quais ficam disponíveis para a sociedade
Interessados em contribuir podem acessar o site www.inaturalist.org ou baixar o aplicativo iNaturalist no celular, criar um perfil e se juntar ao projeto. A iniciativa também reforça a importância do uso responsável da plataforma e o respeito às normas da Unidade de Conservação: não deixar resíduos, não coletar organismos vivos e não alimentar os animais silvestres.
Contato do coordenador do projeto: bharanda@sp.gov.br
Equipamentos necessários
Celular com câmera ou máquina fotográfica e acesso à internet