Guardiões da Chapada

Criadas 10/03/2022, 13:51
Última atualização 23/02/2024, 09:37

O projeto Guardiões da Chapada é um dos projetos de ciência cidadã "Guardiões dos Polinizadores", da Rede de Pesquisa, Ensino e Extensão Para Uso e Conservação de Polinizadores e dos Serviços de Polinização (Rede POLINFRUT), vinculada ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN_TREE), visando o monitoramento participativo da interação entre plantas e seus visitantes em ambientes naturais, urbanos e agrícolas, por meio de registros fotográficos.

Com as fotos e as informações fornecidas pelos voluntários, que vivem ou visitam a Chapada Diamantina, está sendo construído um banco de dados sobre distribuição de espécies de plantas e seus visitantes. Especialistas voluntários podem fazer a identificação das espécies de animais e de plantas para complementar a descrição da interação planta-visitante, e os demais voluntários, quando souberem, podem informar o nome popular ou científico também. Com todos esses dados, será́ possível, por exemplo, mapear novas ocorrências de espécies, avaliar o efeito das mudanças ambientais sobre as espécies, desenvolver diretrizes para manejo e conservação da biodiversidade e serviços ecossistêmicos e planejar o uso sustentado da terra no Território. 

Siga o Guardiões da Chapada nas redes sociais: Facebook: https://www.facebook.com/guardioeschapada; Instagram: @guardioesdachapada

Para saber mais acesse: https://doi.org/10.4322/978-65-86819-20-5.s03c11.pt

Como participar

Qualquer pessoa interessada em ciências pode tornar-se um Guardião. Basta acessar o sistema E-Guardiões da Biodiversidade (https://bit.ly/eguardioes) registrar-se e começar a fotografar o animal durante a interação com a planta e da planta em si, isto é, da flor, dos ramos com folhas, da planta inteira e do fruto. As fotos podem ser tiradas com uma câmera fotográfica, com celular ou tablet. Dados sobre a data, horário e local onde as fotos foram tiradas devem ser preservados, pois estas informações são importantes para conhecermos quando e onde estas interações ocorreram. Essas fotos, junto com seus metadados (data, horário e local), podem ser enviadas diretamente para o sistema online E-Guardiões ou por meio do aplicativo Guardiões, disponivel para dispositivos móveis em IOS e Android, o qual permite também registrar as interações em tempo real. Fotos e registros das observações gerados colaborativamente se tornam dados de acesso aberto que podem ser consultados por qualquer pessoa via plataforma. O sistema E-Guardiões permite que as informações compartilhadas possam ser exploradas e analisadas visualmente na forma de listas, gráficos e tabelas, de acordo com os critérios de busca do usuário. Através da opção de ‘explorar’ os dados dos registros é possível fazer buscas pelo tipo de animal ou de planta, por data, localização e ainda pelo responsável pelas fotos. Os resultados das buscas trazem as fotos enviadas, mapas das observações, listas de animais e/ou plantas nas observações, gráficos e tabelas de interações.

Equipamentos necessários

Maquina fotografica, Tablet ou Smartphone

Ativo de 26/05/2015
Palavras-chave
Chapada Diamantina Fauna Flora Monitoramento Participativo Polinizadores
Temas da ciência
Biodiversidade Ecologia Educação Meio ambiente Polinização
Tarefas dos participantes
Coleta de dados Coprodução Fotografia Registro de dados
Organização responsável
Organizações parceiras
x
Este site utiliza cookies Mais informações. Tudo bem