BioFuturo na Cidade
O BioFuturo na Cidade, ou simplesmente, BioFuturo, é um projeto que propõe gerar mudanças e produzir conhecimentos acerca da biodiversidade e serviços ecossistêmicos das áreas verdes urbanas nas cidades. Inicialmente, o projeto está sendo desenvolvido nos municípios de Araras, Campina do Monte Alegre, São Carlos e Sorocaba - São Paulo. Neste projeto reunimos cidadãos, professores, estudantes, organizações civis, gestores públicos e pesquisadores acadêmicos para observar e registrar a biodiversidade nas áreas urbanas, promover a aproximação humano-natureza e co-construir soluções para gestão participativa nas cidades. O BioFuturo é organizado em três pilares:
1. Atividades Locais de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvida por pesquisadores e estudantes da UFSCar nos municípios mencionados acima;
2. Atividades de Ciência Cidadã Contributiva e Colaborativa em que pesquisadores e pessoas interessadas participam da coleta de dados, interpretação e divulgação de resultados sobre meio ambiente e biodiversidade nas áreas verdes urbanas. Usamos principalmente BioBlitz como ferramenta de aproximação e investigação.
3. Atividades de Ciência Cidadã Co-criada na qual pesquisadores, gestores, organizações civis e quaisquer pessoas interessadas constroem conjuntamente soluções a problemas socioambientais.
Como participar
Para participar do BioFuturo basta se registrar nas nossas BioBlitz https://linktr.ee/biofuturonacidade OU participar das iniciativas transdisciplinares, entrando em contato através do e-mail biofuturo@ufscar.br.
Você também pode participar coletando dados sobre biodiversidade nas áreas urbanas em qualquer período do ano e compartilhar no iNaturalist https://www.inaturalist.org/projects/biofuturo-na-cidade
Equipamentos necessários
Temos vários protocolos para coleta de dados sobre biodiversidade, mas uma câmera fotográfica ou smartphone é suficiente para participar.