Pluvipet + App: Monitoramento Participativo de Chuvas
Sentimos na pele que os desastres estão cada vez mais frequentes e intensos em múltiplos locais, no Brasil e no Planeta, por causa das mudanças climáticas. Esta Jornada Pedagógica traz atividades de monitoramento participativo da chuva com pluviômetros de baixo custo para prevenir os riscos que ‘anunciam’ os desastres, além de reduzir as vulnerabilidades das pessoas e comunidades instaladas nos territórios.
Usamos a equação Água [D+ ou D-]=Desastre? como uma provocação para refletirmos se o desastre (inundação, deslizamento de encostas, enxurradas ou secas) acontece somente devido à falta ou ao excesso de chuvas. Se for ‘culpa’ da chuva, ou castigo divino, então não tem jeito de prevenir os desastres. No entanto, ao considerarmos que os desastres não são ‘naturais’, mas socioambientais, podemos proteger as nossas comunidades.
A metodologia utilizada é a Ciência Cidadã aplicada à Educação em Redução de Riscos de Desastres (ERRD). A Ciência Cidadã democratiza o acesso das pessoas leigas, que participam ativamente da pesquisa, desde a coleta e produção de dados, até a análise e a difusão dos conhecimentos. O Programa CEMADEN Educação incentiva que os jovens atuem como cientistas cidadãos em suas comunidades utilizando estas habilidades para proteger a vida e prevenir desastres.
Concebida pelo Programa Cemaden Educação, em 2014, esta Jornada se tornou mais potente quando contou com o impulso do projeto de pesquisa internacional Dados à Prova d’ Água. Juntos, desenvolvemos um aplicativo para celular (App) e um Painel de Observações (dashboard) utilizando metodologias participativas de pesquisa com atividades e protocolos, que possibilitam a observação e análise para compartilhar informações sobre o território.
Esta Jornada Pedagógica Pluvipet + App abre oportunidades ímpares de vivenciar o território e transformá-lo em favor das comunidades das quais fazemos parte. Podemos assim mostrar que a verdadeira motivação pela ciência é a descoberta do mundo como parte de uma comunidade de aprendizagem, na qual as pessoas compartilham os conhecimentos. Então, teremos pessoas mais engajadas em aprender a aprender.
Equipamentos necessários
- Garrafa PET, tesoura, estilete, régua, caneta permanente e fita adesiva para confecção do pluviômetro artesanal;
- Tabela de monitoramento para o registro diário de chuva;
- Telefone celular com o aplicativo Dados à Prova d´Água para compartilhamento dos dados produzidos;
- Computador para navegação na plataforma Dados à Prova d ‘Água.