Mar De Tartaruga
Idealizado por integrantes do @lecar_uff (Laboratório de Ecologia e Consevação de Ambientes Recifais), o projeto tem como objetivo monitorar as tartarugas marinhas de Arraial do Cabo a partir da ciência cidadã.
Arraial do Cabo é um município brasileiro conhecido como “capital brasileira do mergulho”, e todos os anos atrai centenas de turistas, cativados pela vida marinha e principalmente pela presença das tartarugas marinhas. Apesar da fama gerada pela presença das tartarugas, há pouca informações científicas sobre elas, e pouco conhecimento da população local e dos turistas é notado sobre esses animais. O projeto “Mar de Tartaruga” surge para suprir esta procura, estando estruturado em três princípios: 1. Promover o envolvimento da comunidade na conservação marinha Disseminar informação científica sobre as tartarugas marinhas; 3. Reforçar as boas práticas de mergulho.
Para isso desenvolvemos materiais digitais que são postados no nosso instagram (@mardetartaruga), visando atingir os moradores de Arraial do Cabo, mergulhadores profissionais e turistas. Nesses posts, fornecemos uma explicação de como colaborar com o projeto, realizar atividades interativas para entender as dúvidas do público. Para colaborar, o público é convidado a enviar fotos das tartarugas, e pedimos aos mergulhadores profissionais que preencham formulários físicos ou virtuais com perguntas sobre os mergulhos e as tartarugas avistadas. A partir do material recebido, realizamos a foto-identificação e estimamos o tempo que esses indivíduos vivem em Arraial do Cabo, os locais com maior maior frequência de tartarugas marinhas, e acompanhamos caraterísticas individuais, como ferimentos e doenças.