VIVAves – Pesquisa e Conservação das Aves do Sul de Ilhabela
O VIVAves é um projeto que busca, através da pesquisa científica, gerar informações sobre aves da região costeira e Mata Atlântica. As atividades já estão em andamento e são direcionadas à duas pesquisas: inventário das espécies que ocorrem no entorno da sede do Instituto (no bairro de Borrifos, sul da ilha) e no monitoramento da avifauna do Estuário da Barra Velha, através do Censo Internacional de Aves Limícolas (ISS – International Shorebird Survey) e Censo Nacional de Aves Aquáticas (CNAA), promovido no Brasil pelo ICMBio/CEMAVE. Utilizamos as plataformas digitais de Ciência Cidadã eBird e iNaturalist para compartilhar os dados do projeto e assim contribuir globalmente com dados científicos.
Um dos objetivos do projeto é possibilitar que visitantes e equipe VIVA conheçam a avifauna local através da observação das aves e suas relações com os ecossistemas presentes.
Como participar
Se você visitou o VIVA e quer contribuir com nosso trabalho de monitoramento, pode usar o eBird ou iNaturalist como ferramenta. Elas são as maiores plataformas de Ciência Cidadã do mundo e os dados ali inseridos ajudam diversos projetos de conservação. No eBird, depois de fazer os registros, basta marcar no mapa a sede do Instituto (denominada na plataforma “Sede do VIVA Instituto Verde Azul“). Esses registros nos ajudam a entender a riqueza, abundância e sazonalidade das aves no local. Já no iNaturalist, todas as obsrrvações com registro de localização irão diretamente fazer parte do nosso projeto.
Palavras-chave
Temas da ciência
Organização responsável
VIVA Instituto Verde Azul
Não governamental













