Raízes da Cooperação

Criadas 31/07/2024, 00:03
Última atualização 31/07/2024, 00:03

Projeto Raízes da Cooperação tem o objetivo geral de contribuir para conservação dos manguezais e ecossistemas associados na Região Hidrográfica Litoral Centro de Santa Catarina.

O projeto é executado pela Ação Nascente Maquiné (ANAMA), em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Foi aprovado em 2021 por seleção pública e tem o apoio do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina, IMA (Instituto do Meio Ambiente de SC/Parque Estadual da Serra do Tabuleiro), Instituto Çarakura e Agência de Gestão e Educação Ambiental (AGEA).

As ações são no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (em áreas de Palhoça), Estação Ecológica Carijós e Reserva Extrativista Pirajubaé (Florianópolis) e na TI Mbya Guarani Morro dos Cavalos (Palhoça).

A atuação tem três frentes: processo de restauração das áreas, educação ambiental e pesquisa acadêmica.

Os manguezais desempenham funções ecossistêmicas que a sociedade se beneficia com sua presença; e por outro lado, a ausência desses ecossistemas só pioram os problemas relacionados com o aumento do nível do mar, a erosão costeira, a produtividade na pesca, a sobrevivência de comunidades tradicionais e os prejuízos gerais que a sociedade paga para consertar os danos de um evento extremo, cada vez mais frequente. Este projeto veio para contribuir na busca de soluções baseadas no funcionamento da natureza, no envolvimento comunitário pela educação ambiental e ciência cidadã e nas pesquisas sobre o papel dos manguezais.

Ativo
Palavras-chave
Conservação Ecossistemas Aquáticos Mangue
Temas da ciência
Ecologia Rios e lagos
x
Este site utiliza cookies Mais informações. Tudo bem