ForestEyes
A conservação das florestas tropicais é uma questão social e ecologicamente relevante por causa do importante papel que elas desempenham no ecossistema global. Elas possuem uma grande diversidade de fauna e flora, além de regularem o clima e as chuvas, absorvem grandes quantidades de dióxido de carbono e são lar de povos indígenas. Infelizmente milhões de hectares foram perdidos e degradados com o passar dos anos.
As florestas tropicais precisam ser protegidas e ações coletivas devem ser criadas para complementar iniciativas de conservação já existentes.
O projeto ForestWatchers foi criado em 2012 com esse propósito: aliar Ciência Cidadã com monitoramento de florestas. Em uma de suas aplicações, imagens de sensoriamento remoto de áreas florestais eram classificadas em floresta ou não-floresta com um algoritmo classificador e a acurácia do mapa resultado poderia ser melhorada através de voluntários na Internet.
Inspirados por essa aplicação do ForestWatchers, este projeto de Ciência de Cidadã quer que cidadãos nos ajudem a detectar desmatamento. Voluntários classificarão segmentos de imagens de sensoriamento remoto, que serão utilizados como conjunto de treinamento de um algoritmo classificador. É esperado que este procedimento seja rápido e barato, ajudando a detectar desmatamento em lugares onde não existem programas oficiais de monitoramento de florestas tropicais.