Mergulhando na Conservação
O projeto Mergulhando na Conservação surgiu da motivação em integrar pesquisa científica e sociedade, não só facilitando o acesso à informação mas, principalmente, promovendo o pertencimento e reconhecimento da população geral como ator essencial para a conservação da nossa biodiversidade. Acreditamos que a sensibilização ambiental é como uma semente, a qual deve ser plantada, nutrida e que, a partir do momento em que suas raízes se desenvolvem, a consciência e o conhecimento disseminados irão gerar frutos: desde mudanças em nosso comportamento, em como os recursos ambientais sào explorados e, da importância que damos para estes em nosso dia-a-dia, à responsabilidade em cobrar as pessoas e órgãos responsáveis. As atividades que desenvolvemos buscam familiarizar você, visitante do Parque Estadual Ilha Anchieta, às questões ligadas à conservação da raia-chita,Aetobatus narinari. Além de aprender sobre a biologia da espécie, da sua relação com o ambiente e dos principais fatores que a ameaçam, vocês receberão instruções e terão a oportunidade de vivenciar um dia de pesquisador! Os dados coletados por vocês, durante as atividades de mergulho livre, irão contribuir significativamente para o monito-ramento da espécie, fundamen-tando ações para a sua pre-servação. Além disso, esperamos que toda a experiência seja o "plantar" da semente que men-cionamos ali em cima e que no futuro vocês estejam tão engajados quanto nós! E então, bora mergulhar com a gente?
Como participar
Para que desfrutem o máximo possível da atividade prática, com segurança e tenham a oportu-nidade de observar as belezas e riquezas do ambiente e, principalmente, da raia-chita, algumas orientações devem ser seguidas:
1.Calma e tranquilidade Procure manter-se calmo, evitando movimentos bruscos. Este tipo de comportamento só afasta os animais e não é isso o que queremos, certo?
2. Nao toque ou persiga. os animais observados Em hipótese alguma toque ou persiga qualquer um dos animais encontrados
3. Note e anote! Pontos importantes para prestar atenção: • Presença ou não do clásper • Largura do disco em relação à nossa escala • Possui características que viabilizem sua identificação? - Padrão das manchas no dorso - Cicatrizes.
4. Aproveite para observar os detalhes e fazer reflexões! Os animais têm formatos de corpo diferentes, quantidade e disposição das nadadeiras, coloração etc. Provavelmente vocês irão encontrar mais de uma espécie de raia e seria muito legal saber um pouco da diversidade que observaram. 'Dica: use a página de contornos da prancheta para indicar estes encontros!
Por fim, acesse o nosso formulário através do link, selecione suas melhores fotografias e nos envie, juntamente com local, data e horário dos registros fotográficos. Caso tenha mais informações sobre as condições ambientais do momento dos registros, nos envie também! Assim como para as fotos, quanto mais dados melhor!