Proyecto Becacina pintada

Criadas 20/10/2023, 13:03
Última atualização 23/02/2024, 09:37

A Becacina pintada (Nycticryphes semicollaris) está distribuída no Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e sul do Brasil. É o único representante sul-americano da família Rostratulidae, que tem apenas três espécies no mundo. Habita planícies alagadas ou úmidas, bem como áreas com vegetação de pântano, como juncos e taboas, à beira de corpos d'água. É uma ave difícil de observar, com hábitos silenciosos, sempre escondida na vegetação, e com atividade crepuscular e noturna. Suas vocalizações são desconhecidas e o conhecimento sobre sua biologia reprodutiva é escasso. 

O grupo de zonas úmidas localizadas ao norte da cidade de Santiago, nos municípios de Lampa e Quilicura, é atualmente a área conhecida mais importante para essa espécie no país, com alguns locais com habitat adequado, com pradarias, pastagens e juncos inundados rasos, proporcionando segurança para se esconder e se alimentar. Dentro desse complexo de áreas úmidas, os setores de Puente Negro e Santa Inés se destacam, pois são os únicos locais onde ela foi observada com certa regularidade e os únicos lugares onde houve sinais claros de reprodução.

O Becacina pintada está classificado no Chile como "Em perigo" por meio da Lei de Caça e, durante o 15º Processo de Classificação de Espécies (RCE), foi classificado novamente como "Em perigo" (Decreto em processo), devido aos locais limitados onde vive e às constantes ameaças ao ambiente onde vive.

Objetivos
O principal objetivo deste projeto é aumentar nosso conhecimento sobre a galinhola pintada a fim de desenvolver mais e melhores medidas para sua conservação. Nesse contexto, é dada prioridade ao manejo e à proteção (com ênfase nos recursos hídricos) dos locais onde a espécie vive, buscando evitar a destruição dos poucos locais onde a galinhola pintada é registrada.

Como participar

Se você registrar becacina pintada em qualquer lugar do Chile, é muito importante que carregue sua observação na plataforma eBird e se comunique com a equipe do projeto enviando uma descrição do que observou, de preferência acompanhada de fotografias. Você pode entrar em contato conosco pelo e-mail pablogutierrez@redobservadores.cl

Ativo
Palavras-chave
Conservação Ecologia Habitat
Temas da ciência
Aves Biodiversidade Ecologia
Tarefas dos participantes
Fotografia
Organização responsável
x
Este site utiliza cookies Mais informações. Tudo bem