Red para la Protección de las Aves Playeras

Criadas 28/09/2023, 22:22
Última atualização 23/02/2024, 09:37

O projeto busca fortalecer as capacidades locais para a coleta de informações e a melhoria das zonas úmidas costeiras no norte, centro e sul do Chile, sustentando uma rede de monitoramento de aves marinhas que opera de forma colaborativa e simultânea em diferentes locais do país. Para isso, os escopos são complementados por três abordagens: i) pesquisa, ii) disseminação e treinamento, e iii) fortalecimento da governança.

  • Pesquisa. É implementado um programa para monitorar a atividade reprodutiva das populações de H. palliatus e C. nivosus em diferentes localidades costeiras do Chile, incorporando um quadro de referência baseado em estratégias e programas de conservação nacionais e internacionais. Também promove a ciência cidadã e a pesquisa colaborativa sobre aves limícolas e zonas úmidas costeiras, envolvendo organizações e comunidades locais na geração de conhecimento. O RPAP é, portanto, um esforço para reunir informações que darão suporte à disseminação de conteúdo científico e à tomada de decisões sobre o manejo e a conservação das espécies-alvo e seus habitats.
  • Disseminação e capacitação. As capacidades dos atores locais são fortalecidas para a aplicação de metodologias que contribuem para o monitoramento de aves limícolas e a avaliação de suas ameaças nos ecossistemas costeiros do país. Além disso, há troca de experiências entre os membros do RPAP para discutir questões e posicionar ou disseminar tópicos de interesse comum.
  • Fortalecimento da governança. Promove-se a adaptação de metodologias de programas de monitoramento para cada um dos locais que compõem a Rede, envolvendo diferentes atores de vários setores (público, privado e civil) na coleta de dados e na elaboração de estratégias de gestão e ações ou planos de conservação.

Como participar

A Rede de Proteção de Aves Marinhas monitora diferentes áreas úmidas costeiras no Chile, que, apesar de suas diferenças biológicas, sociais e políticas, têm ameaças e espécies em comum. Os locais que fazem parte da Rede são ou foram relevantes para a reprodução e sobrevivência de H. palliatus e C. nivosus, e em todos eles há problemas associados às atividades dos visitantes e de seus animais de estimação. Se você acha que existe um local costeiro que não está atualmente na Rede e que poderia estar, e que tem pessoas ou organizações locais capazes de monitorar regularmente, entre em contato conosco! redplayeras@redobservadores.cl

Ativo de 01/01/2019
Palavras-chave
Aves Marinhas Governança Monitoramento Zonas Úmidas Costeiras
Temas da ciência
Ambientes marinhos e costeiros Aves Biodiversidade Ecologia Zoologia
Organização responsável
x
Este site utiliza cookies Mais informações. Tudo bem