Red de Varamientos de Aves Marinas - REVAM
Um programa que reúne pesquisadores regionais e nacionais e cientistas cidadãos em um esforço colaborativo de longo prazo para identificar e mitigar as ameaças às aves marinhas no Chile. Nosso programa de monitoramento sistemático tem como objetivo estabelecer um banco de dados sobre a mortalidade de aves marinhas e os fatores relacionados a esses eventos, como poluição, capturas acessórias de pesca, doenças, ingestão de detritos antropogênicos ou eventos naturais. As informações coletadas nos ajudarão a determinar os padrões espaciais de aves mortas encontradas nas praias e como eles variam ao longo do tempo.
Como participar
Esses monitores permitem a coleta de dados simples de pessoas que estão na praia e observam aves marinhas encalhadas. Se você observar uma ave marinha morta na praia, siga as etapas abaixo:
- Não toque diretamente no animal
- Colete dados para inserir na plataforma (região, cidade, local, data, duração do esforço, distância percorrida, coordenadas geográficas, dados da espécie, maturidade/sexo, condição da ave, causa da morte).
- Obtenha fotografias
- Por fim, se tiver material adequado (sacos, luvas, etc.), enterre o animal morto ou deposite-o em uma lixeira. Isso é essencial para evitar a recontagem de aves mortas.
Você pode compartilhar as informações coletadas por meio de nossas redes sociais no Facebook, Twitter ou enviar os dados por meio de nossa página do Revam.