Proyecto Pidencitos
O pidentito e o burro-preto são pequenos pássaros que se caracterizam por viver em áreas de vegetação densa, geralmente perto de corpos d'água, como pântanos, canais de irrigação e campos úmidos. Elas são crípticas e geralmente crepusculares, o que as torna quase imperceptíveis visualmente, pois passam o dia escondidas na vegetação. No entanto, são vocalmente ativos durante grande parte do ano, o que ajuda consideravelmente em sua detecção.O pica-pau-de-asa-preta (Laterallus jamaicensis) é uma espécie com ampla distribuição no continente americano, mas em muitos lugares, como no Chile, é uma ave pouco conhecida. Em 2019, foi classificado como globalmente ameaçado de extinção pela IUCN, devido à perda acelerada e à fragmentação dos habitats em que essa espécie vive.
O burro-preto (Porzana spiloptera), por sua vez, é distribuído na Argentina, no Uruguai e no sudeste do Brasil; no entanto, em 2019, uma população estável, mas ainda não quantificada, foi descoberta em áreas úmidas perto da cidade de Concepción, na região de Bío-Bío. Essa descoberta sugeriu que, durante anos, ele foi confundido com o pidentito na área. Como esse último, o burro de barriga preta é pouco conhecido, com informações insuficientes sobre sua distribuição, abundância e biologia, o que, juntamente com a perda de habitat e a fragmentação de suas populações, levou-o a ser classificado na categoria Vulnerável (IUCN).
A situação no Chile não é muito diferente da situação global, e o burro-de-cabeça-preta foi classificado como Ameaçado de extinção na região de Atacama, ao norte, e Quase Ameaçado na região de Coquimbo, ao sul, de acordo com os critérios do Regulamento de Classificação de Espécies (RCE) do Ministério do Meio Ambiente. O maçarico-de-barriga-preta ainda não foi classificado devido à sua recente descoberta e às poucas informações disponíveis; no entanto, a julgar pelo nível de ameaça às zonas úmidas, seu status poderia ser semelhante.
Como participar
Se você estiver interessado em participar e contribuir para o desenvolvimento deste projeto, preencha o formulário abaixo.
Assim que recebermos seus dados, enviaremos todas as informações necessárias para sua participação, como documentos sobre como identificar essas espécies, onde procurá-las e como registrar os dados para que possam ser usados em análises posteriores e esforços de conservação: http://www.redobservadores.cl/?p=6363
Todos os registros e dados serão disponibilizados em plataformas de ciência cidadã de acesso aberto, como eBird, Xeno-Canto e Macaulay Library. Ao mesmo tempo, os resultados do projeto serão publicados em uma publicação científica que descreverá a distribuição e o status populacional do pidentito e do burrito negruzco no Chile.
Por fim, esperamos coletar as informações necessárias para gerar a planilha de dados que servirá de base para a classificação do burro-de-testa-preta na lista chilena de espécies ameaçadas do Ministério do Meio Ambiente.