Chinita arlequín en Chile
Nos últimos 20 anos, estudamos a ecologia de chinitas (coccinelídeos) em paisagens agrícolas do centro do Chile. Em 2008 encontramos o primeiro exemplar da joaninha arlequim nos campos de alfafa de Pirque e desde então acompanhamos seu processo de invasão no país. Para isso contamos com a colaboração de investigadores nacionais e estrangeiros, bem como de instituições como o SAG. Nossa pesquisa foi financiada graças a vários projetos do FONDECYT.
O projeto Chinita arlequín busca conhecer, por meio da ciência cidadã, o progresso na distribuição e habitats ocupados no Chile por esta espécie. Por isso, é fundamental a participação de todas as pessoas que observam esta espécie e queiram colaborar voluntariamente. Tudo que você precisa é uma foto da chinita e relatar em nosso site.
Como participar
Relate seu achado e colabore com o monitoramento dessa espécie invasora. É obrigatório anexar pelo menos uma fotografia do espécime encontrado. Isso nos permitirá corroborar se é realmente a joaninha arlequim. Tudo que você precisa é uma foto da joaninha e relatar aqui.
Equipamentos necessários
Celular com câmera fotográfica ou máquina fotográfica.