Estrada amiga da fauna
O projeto Estrada Amiga da Fauna tem como objetivo divulgar e coletar dados de fauna atropelada (ecologia de estradas) através da ciência cidadã no estado do Espírito Santo, bioma Mata Atlântica, utilizando as redes sociais: instagram, facebook e Whatsapp.
O intuito é fazer com que as pessoas observem a grande quantidade de mortes nas rodovias e conscientizá-las sobre os riscos para os animais e para si mesmos ao trafegar em alta velocidade. Também buscamos preencher lacunas sobre a biodiversidade do estado através de coletas não sistematizadas que podem gerar dados de ocorrências desconhecidas de determinadas espécies.
Espera-se que através das atividades de conscientização (educação ambiental) o número de colisões entre animais e veículos diminua no estado. Também se espera ter um grande número de registros de fauna atropelada de todos os municípios para fazer o mapeamento dos locais em que os animais estão sendo mais atropelados. Além disso, esperamos que a ciência cidadã desperte o interesse de crianças e jovens pelo tema, para que eles possam atuar na conservação da biodiversidade.
O projeto Estrada Amiga da Fauna surgiu algum tempo após o término das coletas de campo da mestranda Tatiane de Mello do Carmo em 2019 que eram realizadas na rodovia ES-261 no município de Santa Teresa, ES. Algumas pessoas a procuravam perguntando se ainda estava coletando os bichos atropelados. Como a coleta de dados em campo já tinha se encerrado, surgiu a idéia de criar um projeto que divulgasse dados sobre atropelamentos de animais e ao mesmo tempo buscasse uma maneira de utilizar os registros que as pessoas relatavam. Então, atualmente o projeto abrange todos os estados do Espírito Santo. E já conta com mais três pessoas envolvidas e ainda com a ajuda de especialistas de diversos grupos que identificam as espécies para os relatórios dos dados enviados.