CO-Escola

Criadas 22/03/2023, 13:38
Última atualização 23/02/2024, 09:37

O projeto CO-ESCOLA surgiu a partir de uma solicitação encaminhada pela Diretoria Estadual de Ensino de São Carlos (SP) a pesquisadores do Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas (NEC) do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) para a realização de um projeto-piloto na Escola Estadual Professora Maria Ramos visando a qualificação de espaços de escolas públicas, diante das novas demandas sociais e tecnológicas que interferem nas dinâmicas de ensino e convívio escolar. 
Como ponto de partida, foi utilizado o documento Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual se colocam alguns desafios para que as cidades sejam transformadas em territórios inclusivos, integrados e resilientes. Entre as metas elencadas, estão: a garantia de uma educação de qualidade (Meta 4); a formação de comunidades sustentáveis (Meta 11), e o fortalecimento de parcerias e seus meios de implementação (Meta 17).

A proposta inicial buscava unir esses três eixos de ação em um projeto a ser realizado em uma escola estadual, a partir do conceito de Ciência Cidadã que busca integrar conhecimento científico e experiências dos cidadãos, para que, nesse contexto, fosse possível pensar a qualificação desses espaços, através do diálogo entre estudantes de Ensino Fundamental e Médio, profissionais da educação e parceiros da sociedade civil, além dos próprios pesquisadores.

Devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia que comprometiam o desenvolvimento das atividades inicialmente propostas, a motivação transformou-se em compor um registro histórico das realidades, das memórias e dos desejos da comunidade escolar nesse novo contexto que se instaurara. Por meio de relatos orais e visuais, passou-se a cartografar vivências em tempos e espaços do presente, reminiscências do passado e projeções de futuros.

Desde de sua elaboração, a prioridade deste projeto foi o processo de envolver os estudantes em práticas colaborativas que pudessem ser incorporadas enquanto formação pedagógica desses sujeitos. A partir do engajamento dos estudantes no processo referente a processos colaborativos, pretendeu-se promover experiências que fortalecessem o sentido de pertencimento em relação aos espaços que vivenciavam, além disso, estimulassem o potencial de transformação social que os jovens carregam enquanto cidadãos.

Concluído de 01/06/2020 até 31/03/2022
Palavras-chave
Escolas Pandemia
Temas da ciência
Educação
Organização responsável
x
Este site utiliza cookies Mais informações. Tudo bem