Cantoria de Quintal
O projeto tem como objetivo geral avaliar o uso potencial da Ciência Cidadã para elaboração de inventários ou monitoramento de anfíbios anuros no município de Santa Teresa (ES). Para isto, o projeto busca incluir cidadãos no processo de coleta de dados bioacústicos.
Nosso objetivo é conhecer melhor essas serenatas e, com isso, desvendar quando e quais espécies estão cantando em cada quintal, dando início a um monitoramento acústico de sapos, rãs e pererecas. Como, infelizmente, não podemos estar no quintal de todos, contamos com a participação de vocês para juntos fazermos ciência e conservação. Com o estreitar dessa nossa relação, também esperamos um pouco ensinar e muito aprender com vocês.
Cada espécie de sapo, perereca ou rã possui uma cantoria exclusiva. Assim, muitas vezes, não é preciso ver uma espécie para saber que ela ocorre numa dada região, basta ouvi-la cantar. Por isso, a contribuição de vocês para nosso projeto é tão importante. A partir das gravações que nos enviarem, saberemos:
1) quais espécies ocorrem em Santa Teresa;
2) se essas espécies ocorrem em poucos ou muitos lugares do nosso município;
3) quando cada uma dessas espécie está se reproduzindo.
Com essas informações, certamente será bem mais fácil protegermos esses nossos grandes aliados. Assim, quase que sem perceber, vocês estarão fazendo ciência e contribuindo diretamente para a Conservação da Natureza em Santa Teresa (ES).
Como participar
Nem precisa se aproximar muito, basta apontar seu celular para a cantoria do seu quintal, realizar 30 segundos de gravação e nos enviar via whatsapp para algum dos números: +55 27 99837-3558 ou +55 27 99923-1824.
Equipamentos necessários
Gravador de áudio ou celular com gravação de áudio e com whatsapp instalado.