Instituto Monitoramento Mirim Costeiro
O Instituto Monitoramento Mirim Costeiro - IMMC iniciou em 2012 no município de Garopaba-SC, um programa pioneiro de Educação Socioambiental com o objetivo de transformar crianças em “Guardiãs do Oceano”. O IMMC desenvolveu uma metodologia educativa onde as crianças se tornam pesquisadoras e monitoras mirins do litoral que vivem, conhecendo de forma prática sobre as características desse ecossistema e sobre a importância de preservar suas riquezas socioculturais e ambientais.
Com o passar do tempo o programa foi se consolidando na rede municipal de educação de Garopaba. Em 2017 foi reconhecido como melhor projeto da América Latina na Categoria Oceanos pelo Prêmio América Latina Verde e foi certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil.
Atualmente, além de manter o programa educativo nas escolas, o IMMC desenvolve uma série de projetos que envolvem cursos de capacitação para a replicação da sua Tecnologia Social com o intuito de desenvolver uma Rede de Guardiões Mirins dos Oceanos, desenvolve oficinas educativas em eventos e na sua sede no contraturno escolar, além de oferecer cursos on-line sobre o Oceano para crianças e educadores.