busca Eventos
Eventos passados (3)
Hackatona SUS Digital
Brasília (DF)De 21 Nov até 23 Nov, 2023
Tornar disponíveis para o Sistema Único de Saúde (SUS) e a sociedade, especialmente do Distrito Federal (DF), soluções digitais para o enfrentamento de crises sanitárias e seus efeitos diretos ou secundários, como na Covid-19. Este é o objetivo da Hackatona SUS Digital, que está com as inscrições abertas até 15 de novembro. O edital foi lançado pela Fiocruz Brasília, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Os projetos podem ser voltados a: tecnologias de saúde digital para enfrentamento da Covid-19 e suas consequências de caráter sanitário, social e econômico; transformação digital para adaptar as instituições de saúde aos novos contextos das tecnologias digitais em ascensão e dos modelos de gestão ligados a elas; desenvolvimento da ciência cidadã; fortalecimento da participação social e dos demais princípios e diretrizes do SUS; interoperabilidade entre sistemas baseados no padrão SUS; inteligência artificial no diagnóstico; telemedicina e saúde digital; big data na pesquisa médica; cibersegurança na saúde digital; e uso de blockchain na saúde.
A Hackatona SUS Digital segue o modelo de outras versões já realizadas pela instituição. Após a primeira etapa, as propostas selecionadas passarão para a fase de desenvolvimento de protótipos, e serão incubadas no Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade da Fiocruz Brasília.
Para a etapa de incubação, está previsto um montante de R$ 150 mil, no formato de bolsas de estímulo à pesquisa. Na etapa de incorporação da tecnologia, valores de até R$ 400 mil serão distribuídos entre os projetos qualificados e indicados pela SES-DF, de acordo com as atividades, nível de complexidade e necessidade de equipamentos.
Ciencia ciudadana: dimensión clave de la Ciencia Abierta
Online17:00
De 25 Out até 25 Out, 2023
Neste encontro Sarita Albagli, Julio Gaitán (Centro de Internet e Sociedade ISUR da Universidade de Rosário) e Guillermina D'Onofrio (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da Argentina) abordarão a ciência cidadã como um fator crítico para o desenvolvimento da ciência aberta e como o mapa de atores do conhecimento é enriquecido com novos agentes, novas lógicas, novos interesses, novas linguagens e novos conhecimentos. Pretende-se responder perguntas como: Qual é a importância de promover a incorporação da ciência cidadã como elemento essencial das políticas e práticas de ciência aberta? Quais são os maiores desafios para a instalação de plataformas de intercâmbio e criação conjunta de conhecimento entre a comunidade científica e a sociedade? Como superar as lacunas entre o conhecimento científico, o conhecimento empírico e o conhecimento ancestral? Como articular as diferentes lógicas? Que experiências podem ser identificadas nesse sentido?
Bolsas de pós-doutorado para pesquisa na República Tcheca
República Tcheca10:00
De 03 Jul até 03 Jul, 2023
O programa de excelência em pesquisa em Pesquisa, Inovação e Tecnologia da Central Bohemia (MERIT), em Praga, lançou a primeira de suas convocatórias para o programa de pós-doutorado MERIT. As inscrições vão até 03 de julho de 2023 e, entre outras coisas, os candidatos aprovados terão acesso a um leque de pesquisas interdisciplinares, onde poderá desenvolver skills como Ciência Cidadã e Open Science. As candidaturas estão abertas a candidatos de todo o mundo que não residiram na República Checa há mais de 12 meses nos últimos 3 anos (entre junho de 2020 e junho de 2023).