busca Eventos
Eventos passados (3)
Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação Espírito Santo
Universidade Federal do Espírito Santo, Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES09:00
De 26 Mar até 27 Mar, 2024
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) torna público o período de inscrições para a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, uma iniciativa da Secti em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para estimular contribuições que direcionam a construção da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Durante a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, serão abordados diversos temas relevantes, desde questões relacionadas à pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico até iniciativas inovadoras em diferentes setores da sociedade. Por meio de palestras, mesas-redondas, workshops e grupos de trabalho, os participantes terão a oportunidade de trocar conhecimentos, compartilhar experiências e propor soluções para os desafios enfrentados pelo estado e pelo país no campo da ciência e tecnologia.
Além disso, a conferência não apenas promove a participação ativa dos cidadãos, mas também fortalece a integração entre instituições acadêmicas, empresas, órgãos governamentais e a sociedade civil. Essa colaboração multidisciplinar e multissetorial é essencial para impulsionar a inovação, estimular o empreendedorismo e promover o desenvolvimento econômico e social sustentável.
Hackatona SUS Digital
Brasília (DF)De 21 Nov até 23 Nov, 2023
Tornar disponíveis para o Sistema Único de Saúde (SUS) e a sociedade, especialmente do Distrito Federal (DF), soluções digitais para o enfrentamento de crises sanitárias e seus efeitos diretos ou secundários, como na Covid-19. Este é o objetivo da Hackatona SUS Digital, que está com as inscrições abertas até 15 de novembro. O edital foi lançado pela Fiocruz Brasília, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Os projetos podem ser voltados a: tecnologias de saúde digital para enfrentamento da Covid-19 e suas consequências de caráter sanitário, social e econômico; transformação digital para adaptar as instituições de saúde aos novos contextos das tecnologias digitais em ascensão e dos modelos de gestão ligados a elas; desenvolvimento da ciência cidadã; fortalecimento da participação social e dos demais princípios e diretrizes do SUS; interoperabilidade entre sistemas baseados no padrão SUS; inteligência artificial no diagnóstico; telemedicina e saúde digital; big data na pesquisa médica; cibersegurança na saúde digital; e uso de blockchain na saúde.
A Hackatona SUS Digital segue o modelo de outras versões já realizadas pela instituição. Após a primeira etapa, as propostas selecionadas passarão para a fase de desenvolvimento de protótipos, e serão incubadas no Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade da Fiocruz Brasília.
Para a etapa de incubação, está previsto um montante de R$ 150 mil, no formato de bolsas de estímulo à pesquisa. Na etapa de incorporação da tecnologia, valores de até R$ 400 mil serão distribuídos entre os projetos qualificados e indicados pela SES-DF, de acordo com as atividades, nível de complexidade e necessidade de equipamentos.
Innovative INOS - Citizen Science and Open Science event
onlineDe 03 Mai até 04 Mai, 2022
Nos dias 3 e 4 de maio, o projeto INOS (Integrating open and citizen science into active learning approach in higher education) vai realizar um evento online de dois dias para apresentar os resultados e produtos do projeto. O evento será dividido em três áreas de discussão:1) Uma introdução geral aos principais conceitos por meio de palestras e casos de usuários para ilustrar as maneiras pelas quais as Instituições de Ensino Superior (IES) integram a ciência aberta e cidadã em suas práticas. (3 de maio pela manhã)2) Uma abordagem prática com workshops sobre ferramentas pedagógicas e boas práticas desenvolvidas através do projeto INOS. Saiba mais sobre ensinar, aprender e fazer atividades de conhecimento aberto e inovação em IES e trocar suas próprias experiências. (3 de maio pela tarde)3) Uma discussão inspiradora sobre o papel social das universidades através de palestras, um Knowledge Café e uma mesa redonda. Com base em exemplos do campo, diferentes oradores de dentro e de fora do projeto INOS vão discutir o impacto social e inovador que resulta da prática da ciência aberta e cidadã nas IES. (4 de maio pela manhã)O Knowledge Café será realizado em modo híbrido em Bordeaux no dia 3 de maio às 18h. Os participantes locais e online participarão juntos de uma discussão interativa sobre o uso de dados abertos e seus impactos sociais. INSCREVA-SE AQUI: http://ow.ly/kncj50Izne5 Para mais informações sobre a programação do evento e para se inscrever, acesse o site do INOS.