busca Eventos
Eventos futuros (1)
Desafios jurídico-normativos dos dados em Ciência Cidadã
Online16:00
De 26 Nov até 26 Nov, 2024
A 2ª edição do Ciclo de Webinários "Diálogos em Ciência Cidadã" já tem data marcada, tema e convidados. Será no dia 26/11 (terça), às 16h, ao vivo pelo canal do YT do Ibict. O assunto central será "Desafios jurídico-normativos dos dados em Ciência Cidadã".
Confira quem são os convidados!
- Allan Rocha de Souza: Professor e pesquisador de direitos autorais e culturais no Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento (PPED/UFRJ); de direito civil e propriedade intelectual do curso de direito do ITR/UFRRJ; de direitos autorais na especialização em PI da PUC-RJ. Diretor Científico e Presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Autorais (IBDAutoral). Consultor jurídico de direitos autorais da FIOCRUZ e outras instituições. Advogado.
- Vinícius de Araújo Oliveira: Atualmente é Coordenador-Geral de Monitoramento, Avaliação e Inteligência Analítica da Secretaria de Atenção Primária à Saúde / Ministério da Saúde. Médico (2003) e mestre em saúde pública (2007) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador do CIDACS / Fiocruz Bahia em Epidemiologia e Saúde Digital.
- Luca Schirru: Pesquisador de pós-doutorado no Instituto Nacional de Ciência Cidadã. Diretor executivo e pesquisador no Instituto Brasileiro de Direitos Autorais. Professor (PUC-Rio), Pesquisador, Advogado e Consultor Jurídico em Direitos Autorais.
Eventos passados (10)
Pós-doutorado em ciência cidadã e cidades sustentáveis na UFSCar
São Carlos, SP, BrazilDe 31 Jul até 09 Ago, 2024
O prazo de inscrição vai até 9 de agosto. Entre os requisitos estão: conhecimentos sobre biodiversidade e serviços ecossistêmicos e boa comunicação com diferentes agentes sociais. Oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP pelo projeto “Territórios urbanos e suas áreas verdes: biodiversidade e desenvolvimento sustentável em sistemas adaptativos complexos”. A pesquisa é conduzida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no âmbito do Programa BIOTA-FAPESP.
A vaga requer conhecimentos sobre biodiversidade e serviços ecossistêmicos, boa comunicação com diferentes agentes sociais, conhecimento de coleta e análise no contexto da pesquisa-ação, coprodução, transdisciplinaridade e/ou ciência cidadã. Além disso, o candidato deve ser capaz de escrever artigos científicos em inglês, ter disponibilidade para residir em São Carlos e para atuar nas cidades de Araras, Campina do Monte Alegre, São Carlos e Sorocaba. A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 12.000,00 mensais a partir de 1º de agosto e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação.
Master Class sobre Ciência Cidadã / Clase Magistral sobre Ciencia Ciudadana
Online10:00
De 18 Nov até 20 Nov, 2024
Todas las sesiones contarán con subtitulado automático en español e inglés. // Todas as sessões serão automaticamente legendadas em inglês e espanhol. // All sessions will be automatically subtitled in English and Spanish. Este programa, organizado por la Asociación de Bibliotecas de Investigación Europeas (LIBER en inglés) y la Biblioteca Hernán Santa Cruz (Biblioteca de la CEPAL), está diseñado para proporcionar una base integral de conocimientos sobre Ciencia Ciudadana, dotando a los participantes de las metodologías y herramientas necesarias para desarrollar políticas y estrategias institucionales efectivas. También ofrece recomendaciones y mejores prácticas para la formulación e implementación de proyectos de Ciencia Ciudadana que conecten la ciencia con la comunidad; además de compartir experiencias que se han desarrollado con éxito.
El objetivo central es destacar el impacto de la Ciencia Ciudadana y los procesos detrás de la actividad de investigación, así como en la diferencia que la ciencia ciudadana ha marcado en la calidad de la investigación, contribuyendo en la identificación de soluciones a los desafíos sociales globales.
¿Quiénes pueden asistir?
Este programa está dirigido a bibliotecarios, investigadores y responsables de políticas de instituciones de investigación interesados en comenzar o impulsar iniciativas de Ciencia Ciudadana. Asimismo, permitirá a los participantes adquirir las herramientas y habilidades necesarias para diseñar e implementar proyectos de Ciencia Ciudadana exitosos.
Organización del Programa
Seis seminarios web de 90 minutos cada uno, distribuidos en tres medios días (18 al 20 de noviembre de 2024):
3 seminarios web en inglés – organizados por el Grupo de Trabajo de Ciencia Ciudadana de LIBER.
3 seminarios web en español – organizados por la Biblioteca de la CEPAL.
Todas las sesiones contarán con subtitulado automático en español e inglés. Sugerimos el uso de aplicaciones como Google Translate u otras herramientas para complementar los subtítulos.
Los participantes que se inscriban y asistan a los seis seminarios web recibirán un certificado de asistencia.
Webinar Monitoramento participativo da biodiversidade em Unidades de Conservação
Online14:00
De 13 Nov até 13 Nov, 2024
PROGRAMAÇÃO 14:00-14:30 - MATER NATURA (PR) PROJETO SELVA TURISMO CIENTÍFICO E CIÊNCIA CIDADÃ
14:30-15:00 - INSTITUTO MAMEDE (MS) TURISMO CIENTÍFICO E CIÊNCIA CIDADÃ EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
15:00-15:30 - FUNDAÇÃO FLORESTAL (SP) CIÊNCIA CIDADÃ NO PE ILHA ANCHIETA
15:30-16:00 - INSTITUTO NACIONAL DA MATA ATLÂNTICA (ES) COAXOS DE CIÊNCIA E CONSERVAÇÃO
16:00 16:30 - NAILA 107( PR) TECNOLOGIA NO MONITORAMENTO E GESTÃO DA BIODIVERSIDADE
O Fomento à Ciência Cidadã na resposta a emergências no Seminário pelo Rio Grande do Sul
10:00
De 27 Set até 27 Set, 2024
Painel parte do seminário científico, 100% on-line, com a participação de cientistas que atuaram durante a fase crítica do desastre e mapatonas de mapeamento colaborativo da região da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. Mesa: O desafio do mapeamento colaborativo frente a desastres complexos. Paineis:
** O Fomento à Ciência Cidadã na resposta a emergências Profa. Dda. Fabiane Wiederkehr (UERGS)
** Dados abertos e programas livres para a redução dos riscos de desastres PD Dra. Raquel Dezidério Souto (IVIDES DATA e GeoCart-UFRJ)
** O poder e os desafios dos mapeamentos colaborativos na gestão de riscos de desastres Profa. Dra. Ivana Almeida de Figueiredo Jalowitzki (IESB)
** Mapatona (maratona de mapeamento) – HOT Tasking Manager – Projeto 16706
I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã (EBCC)
Universidade Federal do ABC - São Bernardo do Campo, SPDe 10 Set até 12 Set, 2024
Submissão de trabalhos e atividades até 30 de junho no site https://ebcc.com.br/.
Com o tema "Qual ciência cidadã queremos?", o I EBCC tem como objetivo fomentar a consolidação da ciência cidadã no Brasil e discutir, de forma estratégica e democrática, os rumos desse campo de pesquisa e de prática no país. Em setembro de 2024, o I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã visa dar início a um processo de consolidação do campo da ciência cidadã no país, dentro das missões e objetivos estipulados pela RBCC (www.rbcc.ong.br), e discutir de forma estratégica e democrática quais os rumos desse campo de pesquisa e de prática no Brasil.
5ª Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação - Futuros Compartilhados: Modelos Colaborativos para Integração Ciência/Sociedade.
Brasília, DF16:15
De 30 Jul até 30 Jul, 2024
Acompanhe e participe das discussões da mesa com transmissão ao vivo pelo YouTube do MCTI como parte da programação da 5a CNCTI. Eixo IV - Futuros Compartilhados: Modelos Colaborativos para Integração Ciência/Sociedade.
COORDENAÇÃO: Marko Monteiro (Unicamp) DEBATEDORES: Sarita Albagli (IBICT/INCT Ciência Cidadã), Cristiane Pankararu (CGEN), Gabriela Di Giulio (USP)
É a ciência cidadã na 5a Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação!
Pesquisa WikiAves
OnlineDe 16 Jul até 16 Ago, 2024
Se você já usou, ou está usando atualmente, qualquer conteúdo do WikiAves para auxiliar suas atividades de ensino ou curso que ministra, responda ao questionário. Você gastará apenas 2 min.
Nos últimos anos, a ciência cidadã tem ganhado significativa atenção dentro das instituições de pesquisa brasileiras, bem como no poder público, onde políticas para incentivar essa abordagem científica têm sido planejadas e discutidas. Portanto, é importante compreender como estão sendo usadas plataformas já bastante conhecidas entre os brasileiros, como é o caso do WikiAves.
Suas respostas poderão orientar novos investimentos em ciência cidadã no Brasil que consigam promover conscientização ambiental em larga escala.
Importância da Ciência Cidadã para a avaliação do status de conservação das espécies de borboletas ameaçadas de extinção
Belém (PA)10:00
De 13 Jul até 13 Jul, 2024
Tipo:
Palestra
Categoria:
Programação ExpoT&C
Local:
Tenda da ExpoT&C
Clubes de Ciência Viva – Demonstrador Ciência Cidadã
Vila Nova de Famalicão, Portugal14:30
De 19 Jun até 19 Jun, 2024
Este evento faz parte da Semana da Inovação e Ciência. De 17 a 21 de junho, o Município de Vila Nova de Famalicão vai promover, em cooperação com a COTEC, a ANI- Agência Nacional de Inovação e a CCDR-Norte, a Semana da Inovação e Ciência, iniciativa integrada no programa de “Famalicão Região Empreendedora Europeia 2024” com diversas atividades de valorização da inovação e de ligação da ciência e do conhecimento científico ao contexto industrial.
II Workshop (Com) Ciência Cidadã no Amazonas
UEA - Presidente Figueiredo, AMDe 12 Jun até 14 Jun, 2024
Prepare-se para uma jornada de descobertas e colaboração!
O Departamento de Geociências (DEGEO) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) tem a honra de apresentar o II Workshop (Com) Ciência Cidadã no Amazonas, marcado para acontecer de 12 a 14 de junho de 2024, na cidade de Presidente Figueiredo - AM, a Terra das Cachoeiras.
Este evento visionário integra o conhecimento científico e o tradicional. Estaremos reunidos para fortalecer laços, construir pontes e compartilhar experiências entre a universidade e a comunidade local, aprendendo e ensinando juntos sobre a geo e a biodiversidade, a história, a cultura e a educação.
Imagine-se imerso em palestras envolventes, participando de oficinas interativas e engajando-se em diálogos enriquecedores!